Aconteceu neste sábado (10), em São Gabriel, o seminário promovido pela Associação Despertar, dentro das atividades do Mês de Conscientização do Autismo. O evento foi realizado na Igreja Assembleia de Deus, no Centro, e reuniu mais de 700 inscritos, a maioria oriunda de fora do município, com presença de profissionais e educadores vindos de diversas regiões do Estado, como Rosário do Sul, Santana do Livramento, Quaraí e até mesmo do Litoral Norte.
![]() |
Mais de 700 inscritos se fizeram presentes ao evento que aconteceu durante o dia todo em São Gabriel |
![]() |
A fundadora da Despertar, Fabiana Gallon, se fez presente ao evento, além do Secretário da Saúde Ricardo Coirolo |
O destaque da programação foi a palestra do neuropediatra Dr. Rudimar Riesgo, professor titular da UFRGS e chefe da neuropediatria da universidade, que abordou os desafios atuais na abordagem, diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante sua fala, o médico fez duras críticas aos “picaretas” que disseminam teorias falsas e desinformações sobre o autismo. Alertou ainda sobre o risco de se ridicularizar o transtorno com práticas pseudocientíficas, e reforçou a importância de se pautar sempre em evidências médicas e científicas.
Além da palestra, o evento contou com seminários e uma roda de conversa abordando temas como a importância da avaliação fisioterapêutica no TEA, com a fisioterapeuta Aline Gomes; as diferenças entre TDL e TEA, com a fonoaudióloga Fernanda Gerzson; os benefícios da musicoterapia, apresentados pela musicoterapeuta Patrícia Biscaglia; e a importância da psicomotricidade no autismo, tema da neuropsicomotricista Caroline Ramos.
![]() |
Evento teve programação que se estendeu durante o sábado, na sede da Assembleia de Deus em São Gabriel |
![]() |
À tarde, mais palestras e uma roda de conversa fizeram parte da programação |
A presidente da Associação Despertar, Tatiana Pinto, e a coordenadora do programa TEAcolhe em São Gabriel, psicopedagoga Cátia Dutra, agradeceram a presença dos participantes e destacaram a expressiva procura de fora do município. Ao mesmo tempo, lamentaram a baixa adesão de educadores locais, apesar da relevância do tema e da gratuidade das inscrições.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Coirolo, esteve presente, assim como a juíza do Trabalho Fabiana Gallon, fundadora da Associação Despertar. A entidade, criada em 2017 pela própria Fabiana, surgiu do esforço conjunto de voluntários para oferecer apoio a crianças e jovens com autismo, além de suporte educacional às famílias e ações de conscientização para a sociedade.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/05/2025 21h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com