![]() |
Após oito anos, São Gabriel retoma o Carnaval de rua com homenagens, show e desfile de entidades remanescentes (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
O Carnaval de rua de São Gabriel voltou em 2025, após oito anos, reunindo milhares de foliões na Praça Dr. Fernando Abbott. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal e teve como principal atração a banda Galáctica "Os Rouxinóis", de Uruguaiana, que animou o público com bateria, passistas e porta-bandeira na noite de domingo (2).
A Prefeitura homenageou blocos e escolas de samba que mantiveram viva a tradição, entre eles o Bambas da Orgia, que recebeu um troféu em memória da professora Cleuza Regina da Rosa Corrêa, falecida em 2024. O menino Pietro recebeu simbolicamente a chave da cidade das mãos do Rei Momo, Cláudio Castro.
A programação seguiu na segunda-feira (3) com desfiles de blocos e escolas de samba. O Bloco da Geni foi homenageado por meio do artista plástico Ricardo Cocco, enquanto as escolas Império da Zona Norte e Vai Mesmo dividiram a passarela em um momento de celebração.
A trilha sonora contou com apresentações de Juquinha, Magno Fagundes, Ricardo Camargo, Ederson e Mariane Fagundes, sambistas que representam diferentes gerações do samba local. Entre os destaques, Dona Rosa Jesus da Silva, de 90 anos, desfilou com energia, simbolizando a longevidade da paixão pelo Carnaval. Diversas entidades também participaram do desfile, que foi encerrado com um show do grupo Pura Envolvência.
Com segurança e organização, a edição de 2025 marcou o retorno da festa e reforçou as expectativas para um evento ainda maior no próximo ano.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 05/03/2025 18h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com