Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

CarnaBagual Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

CarnaBagual Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

06 março 2025

COBRANÇA | Legislativo de São Gabriel cobra esclarecimentos sobre atuação dos agentes de trânsito e possíveis excessos

Secretário de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira, foi convocado a comparecer na Câmara de Vereadores para falar sobre a conduta e os possíveis excessos dos agentes de trânsito em São Gabriel (foto Marcelo Ribeiro/Poder Legislativo)

Para atender aos clamores da comunidade gabrielense sobre a atuação dos agentes de trânsito, que têm gerado inúmeras queixas, o Poder Legislativo de São Gabriel recebeu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 6 de março, o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Antônio Vitor Teixeira. O objetivo foi esclarecer dúvidas quanto a cobranças indevidas de multas e ao descontentamento da população com a conduta dos agentes, considerada excessiva.

A convocação ocorreu em resposta às reclamações sobre a atuação desses profissionais. Durante mais de uma hora e meia, o secretário respondeu aos questionamentos dos vereadores. Embora tenha afirmado que orienta os agentes desde o início das operações, em outubro de 2024 — há mais de 120 dias —, ressaltou que reforçará as instruções para melhorar as abordagens.

Os vereadores também questionaram a aplicação de multas e notificações consideradas indevidas — mais de 1.500 desde o início da atuação dos agentes — além de ações que, segundo eles, seriam de competência exclusiva das forças policiais, como perseguições e detenções.

O secretário esclareceu que parte da arrecadação com multas é dividida entre o Estado, o município e entes administrativos. Os parlamentares enfatizaram a necessidade de coibir excessos na fiscalização e de aplicar o bom senso. Também sugeriram a capacitação dos agentes de trânsito, proposta que foi ouvida pelo secretário, que se comprometeu a reforçar a orientação dos servidores e mencionou a possibilidade de, futuramente, implementar o uso de câmeras corporais para monitoramento.

Participaram dos questionamentos os vereadores Sildo Cabreira, Vagner Aloy Rodrigues (União Brasil), Ladislê Teixeira (PSB), Éder Barbosa (Podemos), Claudiomiro Borges (PL), Moisés Marques, Rodrigo Machado (PDT) e Jana França (PSB). O presidente do Legislativo, Elson Teixeira (PDT), agradeceu a presença do secretário.

"A comunidade tem nos cobrado sobre os excessos dos agentes e também sobre condutas desnecessárias. A convocação do secretário serviu para esclarecer as dúvidas dos vereadores e, ao mesmo tempo, para que ele nos ouvisse e buscasse corrigir esses problemas", finalizou o vereador Elson Teixeira.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/03/2025 17h46
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.