Prefeitura e Câmara de São Gabriel em debate sobre empréstimo de R$ 19 milhões; oposição questiona falta de transparência nos detalhes do projeto (fotos arquivo C7) |
A Prefeitura de São Gabriel encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 58/2024, solicitando autorização para contrair um empréstimo de R$ 19 milhões junto ao Banco do Brasil. A proposta, enviada em 29 de outubro, visa obter recursos para obras de infraestrutura urbana e rural, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outras destinações. Contudo, a falta de especificações no Projeto de Lei sobre o uso detalhado dos recursos gerou questionamentos entre vereadores da bancada de oposição.
Acima, o projeto de lei enviado pelo Executivo ao Legislativo |
No texto do projeto de lei, os recursos são mencionados como destinados a “obras de infraestrutura urbana e rural, aquisição de máquinas, equipamentos e automóveis, projetos habitacionais, elaboração de projetos, contrapartidas de responsabilidade do município e aquisição de imóveis, construção e reforma de prédios públicos.” Porém, o documento não explicita quais bairros serão contemplados nem os itens específicos a serem adquiridos, o que motivou pedidos de vistas por vereadores da oposição para maior análise da proposta.
Em resposta às indagações, o prefeito Lucas Menezes publicou um vídeo nas redes sociais, esclarecendo que os recursos seriam aplicados na pavimentação de ruas e em obras de drenagem em diversos bairros, incluindo Jardim Primavera, São Bento, Bom Fim, Pomares, entre outros. Menezes também destacou a previsão de pavimentação da Avenida 7 de Setembro e a aquisição de maquinário para recuperação de estradas na zona rural. Contudo, essas especificações não constam no projeto enviado à Câmara.
A vereadora Malu Bragança (PDT) criticou a falta de detalhamento e afirmou que o pedido de vistas visa garantir que a população tenha clareza sobre o destino dos recursos. Segundo a vereadora, “o projeto não traz as especificações do que será feito e o valor detalhado para cada item, apenas menciona o montante total do empréstimo.” O pedido de vistas foi reiterado na última terça-feira (5), por Malu Bragança e os vereadores Kiko Lopes (PRD) e Jana França (PSB), que cobraram do Executivo uma justificativa mais detalhada e também sobre as ruas que virão a ser beneficiadas.
Nas redes sociais, apoiadores do governo têm pressionado os vereadores pela aprovação do projeto, com manifestações de líderes comunitários e publicações solicitando o aval ao pedido de empréstimo. E você, leitor, o que pensa a respeito?
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 06/11/2024 15h01
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com