Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

13 novembro 2024

DESAFIOS | São Gabriel enfrenta desafios financeiros, mas anuncia manter investimentos acima do exigido em saúde e educação

Município de São Gabriel foi citado pela Famurs com dificuldades para fechar as contas, mas Prefeitura afirma que está tudo em ordem (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7/arquivo)

São Gabriel, assim como outros municípios gaúchos, enfrenta desafios financeiros em 2024, principalmente em função da queda na arrecadação do ICMS entre maio e junho, somada aos impactos da enchente do mesmo ano. A situação foi abordada em reportagem veiculada no RBS Notícias, que destacou a dificuldade das prefeituras em fechar as contas até o final do ano. A Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS) estima uma perda de R$ 1 bilhão para os municípios gaúchos.

Apesar das adversidades, a Prefeitura de São Gabriel afirma que aplicará mais de 27% do seu orçamento na Educação, superando o mínimo legal em 2%, e destinará 22% para a Saúde, o que representa 7% acima do percentual determinado pela Constituição. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, financiamentos, convênios e pagamentos a fornecedores estão em dia, e o 13º salário dos servidores seguirá o cronograma, sendo uma parte paga à vista e outra por meio de financiamentos bancários.

Em declarações repassadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o secretário municipal da Fazenda, Artur Goularte, afirmou que o município compartilha das mesmas dificuldades enfrentadas por outras prefeituras da região devido às enchentes e à queda de arrecadação. Ele ressaltou que, apesar dos desafios, o controle das finanças tem sido mantido, com os salários dos servidores pagos no início de cada mês, sendo que em outubro o pagamento foi efetuado antes do fechamento do mês.

Goularte explicou ainda que, embora o caixa tenha sido impactado, a previsão é de que as contas essenciais sejam cobertas. "Estamos trabalhando dentro da normalidade. É comum que fiquem restos a pagar, mas sempre garantimos um saldo suficiente para as despesas essenciais," finalizou o secretário, por meio da assessoria de imprensa.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/11/2024 12h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.