No primeiro ano em que o Dia da Consciência Negra é oficialmente celebrado como feriado nacional, dois eventos em São Gabriel que promovem o debate sobre igualdade, resistência e respeito ao povo negro ganham ainda mais destaque na comunidade. O 4º Seminário da Consciência Negra, promovido pelo Poder Legislativo de São Gabriel, e o Semanaço da Consciência Negra, organizado pelo Bloco Bambas da Orgia, terão programações intensas a partir de 19 de novembro.
O Poder Legislativo de São Gabriel realiza, no dia 19, véspera de feriado, dois importantes eventos. O primeiro é o Seminário da Consciência Negra, em sua 4ª edição, organizado pelo vereador Moises Marques, presidente do Legislativo. O evento, que ocorrerá à tarde, trará temas relevantes para debate e contará com apresentações artísticas. À noite, a partir das 19h, será realizada a Sessão Solene com a entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes, em homenagem a personalidades que contribuem para o fortalecimento da consciência negra. Os locais dos eventos ainda serão definidos.
Já a partir do dia 20, Dia da Consciência Negra, o Bloco Bambas da Orgia promoverá uma série de atividades em três dias para marcar a data. No dia 20, a partir das 17h, no Su Casa, será realizada a escolha dos Mais Belos Negros e Negras nas categorias baby, infantil, erê e juvenil, seguida pelo Festival de Dança Afro e pelo concurso de Mais Belos Negros e Negras nas categorias adulto e sênior.
Nos dias 21 e 22, as atividades continuam na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott. No dia 21, às 13h30, haverá um Workshop de Dança Afro, e no dia 22, a programação inclui as palestras "Educação em Foco", com início às 9h e continuidade às 14h. Os eventos do Bambas contarão com diversas homenagens a Cleusa Regina da Rosa Corrêa, falecida no ano passado.
O Dia da Consciência Negra foi idealizado em 1971 pelo Grupo Palmares, que realizou um ato em Porto Alegre para valorizar a resistência negra. Entre os idealizadores estava o poeta rosariense Oliveira Silveira. A data foi escolhida para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder histórico da resistência negra no período colonial do Brasil. Originalmente feriado em algumas cidades e estados, em dezembro de 2023 o presidente Lula sancionou a lei que tornou o dia um feriado nacional.
Programação dos eventos:
19/11 - Terça-feira
4º Seminário da Consciência Negra
Promoção: Poder Legislativo de São Gabriel e Gabinete do vereador Moises Marques
- 13h30: Abertura com o idealizador, vereador Moises Marques
- 13h45: Palestra com o professor José Fernando dos Santos, tema "Negro - Sua contribuição para a sociedade e educação", sobre a vida do irmão Valeriano Maria
- 14h15: Apresentação da Associação Luna Capoeira Oxóssi
- 14h30: Palestra com Carlos Dutra, de Rivera
- 15h: Apresentação do Grupo Nagô Candombe
- 15h15: Apresentação da Escola de Tamboreiros Jejê Nagô Vodum
- 15h30: Coffee break
- 16h: Homenagem "Tributo a uma Negra Guerreira", in memoriam da professora Cleusa Regina da Rosa Corrêa, com apresentação de Florence da Rosa
- 16h20: Palestra com Pingo Borel (Porto Alegre)
- 17h30: Encerramento com Moises Marques e apresentação da banda Afro Odú
19h: Sessão Solene do Poder Legislativo de São Gabriel com entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes
Promoção: Poder Legislativo de São Gabriel
20/11 - Quarta-feira
Concurso do Mais Belo(a) Negro(a) e 2º Festival de Dança Afro
Realização: Bloco Carnavalesco Bambas da Orgia
- 17h: Concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra nas categorias baby, infantil, erê e juvenil
- 18h30: 2º Festival de Dança Afro
- 19h30: Apresentações diversas
- 20h: Concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra nas categorias adulto e sênior
21/11 - Quinta-feira
Workshop de Dança Afro - Escola Estadual Dr. Fernando Abbott
- 13h30: Apresentações temáticas e aulão de danças afro
22/11 - Sexta-feira
Palestras "Educação em Foco" - Escola Estadual Dr. Fernando Abbott
- 9h: Palestra "Encontro com as Leis Afro-Brasileiras"
- 14h: Palestra "Representatividade Dentro e Fora das Escolas"
Reportagem: Marcelo Ribeiro