FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

12 agosto 2024

CASO GABRIEL | Às vésperas de dois anos de sua morte em abordagem policial, pais seguem na luta por Justiça

Às vésperas de completar dois anos de sua morte, pais de Gabriel Marques Cavalheiro clamam para que caso não caia no esquecimento (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta terça-feira, 13 de agosto, completam-se dois anos da morte de Gabriel Marques Cavalheiro, jovem de 18 anos que faleceu em agosto de 2022, após uma abordagem por policiais militares. Gabriel desapareceu após a ação policial e, dias depois, seu corpo foi encontrado.

Os pais de Gabriel, Rosane Marques e Anderson Cavalheiro, manifestaram-se à imprensa nesta segunda-feira, 12 de agosto. Eles expressaram ansiedade para que os responsáveis pela morte do filho sejam julgados e para que a justiça seja feita, apesar da angústia causada pela demora no processo.

Rosane e Anderson destacaram a expectativa em relação à conclusão do julgamento, que ainda está na fase de instrução na Justiça Cível. Os réus, o 2° sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen e os soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima, permanecem presos desde o crime e negam as acusações. Até o momento, apenas Cléber Renato Ramos de Lima foi condenado, por falsidade ideológica, pela Justiça Militar.

"O sofrimento é constante. Queremos que eles assumam o que fizeram com nosso filho. É triste ver o quarto dele do mesmo jeito desde que ele foi tirado de nós. Recentemente, ao ver os militares do Exército ajudando as pessoas nas enchentes em Guaíba, pensei que poderia ser o nosso Gabriel ali, realizando seu sonho", lamentou Rosane. Os pais também relembraram a conduta "arrogante e fria" dos policiais militares na época do desaparecimento do jovem.

Rosane relata a dor da saudade do filho, morto em 13 de agosto de 2022 e cujo corpo foi encontrado uma semana depois em um açude no Lava Pé

Os réus deverão ser ouvidos nesta terça-feira no Fórum local pela Justiça Cível. Os advogados de defesa dos réus — Mauricio Adami Custódio e Ivandro Bitencourt Feijó, que representam o sargento Arleu Júnior Jacobsen, e Vânia Barreto, que defende os soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima — continuam a sustentar que seus clientes são inocentes e que "o assassino de Gabriel continua solto", apesar da alegação parecer surreal.

O corpo de Gabriel foi encontrado no açude do Lava Pé em 19 de agosto de 2022, após quatro dias de buscas. Dez dias depois, foi revelado o laudo que apontou a causa da morte: uma hemorragia interna na região do pescoço, provocada por agressão.

O laudo corrobora os depoimentos de duas testemunhas que afirmaram que Gabriel teria sido atingido por três golpes de cassetete na cabeça na noite em que foi abordado. O exame toxicológico deu negativo para drogas e detectou álcool, mas não foi possível determinar a quantidade consumida, pois a decomposição do corpo pode gerar álcool.

A perícia também concluiu que não havia água nos pulmões de Gabriel, o que indica que ele já estava morto quando foi deixado no açude. Desde então, a família luta incansavelmente por justiça e espera ansiosamente pelo desfecho do caso.

Confira a manifestação da família no vídeo abaixo:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/08/2024 19h10 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.