Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

10 junho 2024

SEM PACIÊNCIA | Assentados fecham RS-630 para cobrar melhorias nas estradas em São Gabriel

Assentados fecharam por alguns momentos a RS-630 durante o dia, para chamar atenção de autoridades por melhorias nas estradas da região e dos assentamentos (fotos divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (10), assentados da região sul do interior de São Gabriel se mobilizaram na RS-630, próximo ao Bar da Lagoa, para cobrar melhorias nas estradas municipais e nas vias dos assentamentos, além do transporte escolar que não abrange todas as vias. O líder do movimento, Claudiomiro Ludwig, conhecido como Nico, falou sobre a mobilização e as promessas feitas pelas autoridades.

Cansados de esperar por medidas das autoridades, os assentados bloquearam a via próximo ao Bar da Lagoa por volta das 7h, para chamar a atenção para a situação em que a região dos assentamentos se encontra, visto que as cobranças não são recentes, mas já vêm ocorrendo nos últimos anos. Durante a paralisação da estrada, os assentados se reuniram com o prefeito Lucas Menezes em seu gabinete, situado no Palácio Plácido de Castro. As cobranças também foram direcionadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Protesto também pediu melhorias no transporte escolar para assentamentos

Na reunião realizada no gabinete, o prefeito Lucas Menezes comprometeu-se com os assentados a iniciar esta semana os trabalhos de recuperação das estradas do Suspiro, Von Bock, Batovi, Formosa, Corredor da Ferrugem e Corredor do Carvoeiro. Também foi prometido auxílio emergencial com o transporte de balastro até os pontos mais críticos das estradas dos assentamentos, onde o trânsito de transporte escolar, caminhões e automóveis já está comprometido.

Além disso, o prefeito garantiu agilizar a contratação de uma empresa de engenharia para elaborar o projeto das redes de água dos assentamentos, referente ao convênio no valor de R$ 750 mil firmado entre o INCRA e a Prefeitura de São Gabriel em dezembro de 2023. Devido à situação atual, será solicitado um aditivo de prazo ao Instituto, com prazo final em 28 de junho.

O INCRA anunciou que, nos próximos dias, engenheiros e técnicos visitarão São Gabriel para realizar uma avaliação e elaborar um laudo técnico. Além disso, há a possibilidade de liberação emergencial de recursos federais para a recuperação das estradas dos assentamentos. Uma audiência pública está marcada para ocorrer ainda em junho na Câmara de Vereadores, com a presença do superintendente do INCRA e outros órgãos convidados para discutir o assunto.

A manifestação contou com a presença dos vereadores Kiko Lopes (PRD) e Malu Bragança (PDT), representando o Legislativo e que expressaram apoio às demandas da comunidade. A comunidade daquela região agradeceu o apoio dos motoristas que trafegaram pelo local e justificou a necessidade da mobilização, pois as reuniões e ofícios enviados por diversos vereadores não estavam surtindo efeito.

Além dos assentados, a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Ataliba Rodrigues das Chagas e o Conselho Escolar da instituição também participaram da mobilização.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/06/2024 18h45 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.