Militares do Batalhão estão atuando no socorro às comunidades atingidas pelas enchentes no RS (foto divulgação/6º BE Cmb) |
Mais uma vez, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate, a Caserna de Bravos de São Gabriel, estende a "mão amiga" do Exército para apoiar os desabrigados da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no final de abril. Mais de 150 militares estão realizando operações de resgate e apoio nas regiões atingidas pelas enchentes, totalizando mais de 6 mil salvamentos no Vale do Taquari e na Região Metropolitana.
O comandante da unidade e da Guarnição Militar de São Gabriel, Tenente-Coronel Rafael Farias, falou sobre a operação em entrevista ao site. Inicialmente, os militares prestaram apoio aos municípios de Sinimbu (totalmente destruído pelas chuvas e enxurradas), Montenegro, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. "Realizamos o transporte de moradores para locais seguros, resgates e entrega de donativos por via fluvial, incluindo água, gás e outros mantimentos", explicou.
Após prestar este suporte, as equipes da unidade militar se deslocaram para a Região Metropolitana, onde estão atuando incansavelmente, dia e noite, no desafio mais cruel já enfrentado pelo povo gaúcho. "Acredito que tenhamos realizado mais de 6 mil salvamentos nesses dias, além de oferecer apoio nas operações concentradas na Orla do Guaíba e nos bairros Menino Deus e Praia de Belas, que passaram recentemente por evacuações."
Farias destacou que a unidade está usando seus equipamentos, como balsa portada (capaz de transportar veículos de até 60 toneladas), botes de alumínio e infláveis, além de ponte biapoiada, para ajudar na travessia de vãos, somado ao contingente designado, entre oficiais, sargentos e soldados. "Todas as equipes estão agora concentradas aqui, após recebermos o reforço dos militares que estavam atuando no socorro às comunidades da Serra Gaúcha. Além dos resgates, estamos removendo entulhos nas cidades. Desta forma, estamos estendendo a 'mão amiga' do Exército Brasileiro", finalizou.
O 6º BE Cmb, como também é conhecido, está mais uma vez fazendo parte da história e colaborando, ao contrário do que alguns críticos têm dito sobre as Forças Armadas, para reconstruir o Estado do Rio Grande do Sul.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/05/2024 08h58
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com