Após quatro anos em situação precária, ponte do Bossoroca foi liberada para todos os veículos em ambos os sentidos, na quinta-feira (foto Júlio Barboza/divulgação) |
Após quatro anos de deterioração e meses de obras, a ponte sobre o arroio Bossoroca, localizada no quilômetro 353,9 da BR-290, entre Vila Nova do Sul e São Sepé, conhecida como ponte do Bossoroca, foi concluída e liberada para o trânsito nos dois sentidos na tarde de quinta-feira, 9 de maio. As obras de concretagem e reforma foram finalizadas esta semana, com algum atraso devido à instabilidade climática que afetou o Rio Grande do Sul.
A ponte apresentou problemas em 2021 e permaneceu sem solução até o final da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), funcionando apenas em meia-pista. Sem apoio, prefeitos e vereadores fizeram várias mobilizações para cobrar a reforma da ponte ou a construção de uma nova, inclusive cobrando deputados e os senadores gaúchos.
Em outubro de 2023, o governo Lula anunciou que a restauração da ponte estava entre as obras prioritárias do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A partir de fevereiro de 2024, o governo federal deu início às obras no trecho, que incluíram o reforço da estrutura da ponte, sua concretagem e o reparo do asfalto nas proximidades, que estava deformado.
Na tarde de quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o tráfego estava liberado nos dois sentidos. No entanto, devido à previsão de chuvas intensas na região no fim de semana, existe a possibilidade de que a ponte seja interditada novamente por razões de segurança, caso o arroio suba. O ponto positivo é que, finalmente, a "novela" da ponte do Bossoroca chegou ao fim.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/05/2024 09h33
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com