Esporte Clube São Gabriel aguarda se haverá a retomada da Divisão de Acesso; competição está suspensa até 26 de maio pela FGF (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Devido ao desastre climático que já causou mais de 100 mortes no Rio Grande do Sul e deixou mais de 300 mil desabrigados, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) suspendeu a disputa do Campeonato da Série A2 (Divisão de Acesso) até 26 de maio, inicialmente. Caso não haja condições para a retomada até essa data, uma nova reunião será realizada.
O encontro foi realizado de forma virtual com os 16 clubes que participam da competição, incluindo o Esporte Clube São Gabriel. "A prioridade, neste momento em que vivemos a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, é a vida e a segurança da população gaúcha. A competição só será retomada se houver condições seguras nas comunidades. A FGF mantém contato constante com o Governo Federal, órgãos de segurança e o Governo do Estado para auxiliar no resgate das vítimas e na recuperação das cidades. Se no dia 26 não houver condições para a retomada do Gauchão Série A2, uma nova reunião com representantes dos clubes será convocada para definir o futuro da Divisão de Acesso 2024", declarou a FGF em nota.
A competição foi interrompida na 4ª rodada, na qual o São Gabriel, atualmente em 5º lugar com 5 pontos, empatou em casa em 0 a 0 com o Lajeadense, que poderá ceder seu estádio ao Exército e para abrigar vítimas das enchentes. Na semana do desastre climático, o São Gabriel teria dois jogos fora de casa, contra o líder Monsoon e o Inter-SM. O São Gabriel treina e disputou um jogo-treino beneficente contra o Divino na última quarta-feira, 8 de maio, empatando em 2 a 2. O clube pediu doação de alimentos e produtos de limpeza, que foram levados pelo torcedor.
Ainda não se sabe o que pode ocorrer, visto que cinco times do grupo estão nas regiões mais afetadas pelas chuvas: Monsoon (Porto Alegre, onde a BR-290 em Eldorado permanece interrompida e os acessos estão comprometidos), Pelotas (região sul, que começa a sentir os efeitos das cheias), Aimoré (São Leopoldo, que está 80% submersa), Lajeadense (Lajeado, também devastada pelas enchentes) e Futebol com Vida (Viamão, que às vezes joga em Cachoeirinha ou Porto Alegre, ambas afetadas pelas chuvas).
No grupo B, ainda fazem parte Inter-SM e Bagé. Os quatro primeiros avançam para a próxima fase, enquanto os últimos de cada grupo serão rebaixados para a Terceirona gaúcha.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/05/2024 09h52
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com