Cães ficaram no antigo lixão, abandonados à própria sorte, afirma vereadora Jana França (fotos divulgação) |
Na última semana, a Prefeitura de São Gabriel realizou a mudança das operações do aterro sanitário (lixão) para um novo local nas proximidades, ainda no Corredor da Balança. Porém, isso gerou um problema que é relatado pelos moradores: o abandono dos cachorros no local. Segundo a vereadora Jana França (Podemos), cerca de 40 cães ficaram no antigo lixão, abandonados. A Prefeitura informou que está tentando buscar uma solução com as ONGs.
A parlamentar recebeu a informação dos moradores do entorno do antigo lixão, de que o local foi fechado e os cães, que se alimentam de restos existentes ali, ficaram por lá. "Alertamos várias vezes à Prefeitura em nossas manifestações na tribuna que isso poderia acontecer, não haver o suporte e o acolhimento dos animais, e aconteceu. Para onde iriam os cães se o lixão fechasse? A Prefeitura silenciou, agora o problema está aí", lamentou Jana.
Ela foi ao local verificar a situação e informou ainda que a ONG Anjos de Pêlo, da ex-vereadora e ativista Flávia Batista entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela causa animal no momento e pediu uma reunião com a Secretária Kátia Raposo para encontrar uma solução. "Até então, estamos aguardando", finaliza.
O que diz a Prefeitura?
No final da tarde de terça-feira (4), a reportagem entrou em contato com a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de São Gabriel para saber a situação e informou em nota que a Secretária Kátia Raposo se reuniu na tarde de ontem com as ONG's e que nest quarta, terá uma reunião com o prefeito Lucas Menezes para "começar a definir as soluções" e que ela está ciente da situação.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 05/07/2023 10h07
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com