MPRS vai recorrer de decisão da Justiça Militar que absolveu policiais de crimes de ocultação de cadáver e falsidade ideológica no Caso Gabriel (foto Tiago Coutinho/MPRS) |
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) anunciou que irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça Militar, ocorrida nesta sexta-feira, referente ao caso da morte de Gabriel Marques Cavalheiro. Na ocasião, três policiais foram julgados, sendo que apenas um deles foi condenado a um ano de reclusão por falsidade ideológica, enquanto os outros dois foram absolvidos da acusação de ocultação de cadáver. O jovem, com 18 anos à época, faleceu em 12 de agosto de 2022, em São Gabriel.
O promotor de Justiça Luiz Eduardo de Oliveira Azevedo, representante do MPRS no julgamento, expressou sua convicção sobre a culpabilidade dos três policiais acusados no caso de Gabriel Marques Cavalheiro. Com o objetivo de reverter a decisão do Tribunal de Justiça Militar, o Ministério Público do Rio Grande do Sul recorrerá da absolvição de dois dos réus em relação à acusação de ocultação de cadáver. Apenas um dos policiais recebeu uma condenação de um ano de reclusão por falsidade ideológica. O jovem de 18 anos foi morto em São Gabriel, em 12 de agosto de 2022.
De acordo com a denúncia do MPRS, após a morte de Gabriel, os três policiais agiram em conjunto, ocultando o corpo da vítima e o transportando para o interior do município, onde o esconderam em um açude. Além disso, os réus forneceram informações falsas no boletim de ocorrência, alegando que haviam apenas abordado Gabriel, sem quaisquer novidades, e o liberado. No entanto, a verdade era que ele havia sido agredido, algemado, preso e colocado no interior da viatura pelos denunciados.
Os três policiais também enfrentam acusações na Justiça comum por homicídio doloso triplamente qualificado, com base em agravantes como motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 27/07/2023 09h35
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com