Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

27 julho 2023

O POVO RECLAMA | Moradores do interior de São Gabriel exigem melhorias no transporte público e na telefonia rural em audiência pública

Moradores das comunidades do interior de São Gabriel lotaram audiência pública para expressar insatisfação com o transporte público rural e a telefonia, na manhã desta quarta, 26 de julho (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Moradores de comunidades rurais do interior de São Gabriel mostraram sua insatisfação com a qualidade do transporte público e da telefonia na região durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (26). Entretanto, nenhum representante das operadoras de telefonia compareceu ao evento.

O encontro, convocado pelo vereador Kiko Lopes para debater as questões do transporte e da telefonia rural, contou com a presença dos vereadores Írio Rodrigues, Márllon Maciel e Malu Bragança, além do secretário de segurança e cidadania, Vitor Teixeira, o coordenador do patrimônio da Secretaria de Administração, Augusto Cesar dos Santos, e Flávio Mazzardo, proprietário da empresa de ônibus Mazzardo, responsável pelas linhas da região. 

Audiência foi convocada a pedido do vereador Kiko Lopes, que atende os moradores da região

Moradores se queixaram das condições precárias do transporte, telefonia e dos horários de ônibus

Ao final da audiência, ficaram acertados dias e horários do transporte coletivo para o interior. Quanto à telefonia, nenhum representante de operadoras compareceu ao encontro

A audiência pública reuniu um grande número de moradores, que lotaram o plenário para expressar suas preocupações em relação ao transporte público e à telefonia rural no interior de São Gabriel. A falta de qualidade nesses serviços tem sido motivo de constante discussão no Legislativo, e os moradores demonstraram seu apoio à pauta ao comparecerem ao evento já pela manhã.

O vereador Kiko Lopes abriu a fala dos parlamentares defendendo os interesses dos moradores e parabenizou a comunidade presente por seu engajamento: "Quero parabenizar essa comunidade que está aqui, pois saíram de suas casas às 06 horas da manhã e isso mostra que as coisas precisam mudar, porque se estivesse tudo bem, ninguém estaria aqui".

Além disso, Kiko apresentou um abaixo-assinado com mais de 800 assinaturas dos moradores, solicitando melhorias nos serviços de telefonia e transporte público nessas localidades. Durante a audiência, os representantes da empresa de ônibus Mazzardo estiveram presentes e se comprometeram a realizar um experimento de viabilidade para aumentar a frequência das linhas de ônibus na região. Atualmente, o transporte é realizado apenas uma vez por semana nas comunidades rurais.

Com o intuito de tomar uma decisão rápida, o presidente da Casa do Povo, vereador Moisés Marques, conduziu uma consulta pública entre os presentes para definir os novos dias e horários dos ônibus nas duas linhas do Catuçaba. A decisão da maioria foi de que a linha que atende as quatro comunidades (Pavão, Cerrito, Rincão dos Ambrósios e Canta Galo) terá saídas às 06h30 das segundas e quartas-feiras, enquanto a Linha da Igreja terá saídas às 06h15 das segundas e sextas-feiras. Essa medida foi recebida com satisfação pelos moradores presentes, que agradeceram aos vereadores por defenderem as demandas da comunidade e pela organização da audiência.

Outra demanda apresentada durante o encontro foi a municipalização da Linha da Igreja, trazida pelo senhor Paulo Nunes. Ele destacou que essa medida poderia facilitar a solução de problemas pontuais. Atualmente, essa linha é controlada pelo DAER, de Porto Alegre. O secretário de segurança e cidadania, Vitor Teixeira, afirmou que buscará a possibilidade de incluir esse itinerário na licitação municipal do transporte público, assim que for liberado do processo judicial em que se encontra.

Ao final da audiência, o presidente Moisés decidiu não estender a discussão sobre a telefonia, uma vez que nenhum representante das empresas prestadoras desse serviço esteve presente. Ele colocou a Câmara de Vereadores à disposição para um segundo encontro, a fim de tratar especificamente dessa questão.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/07/2023 09h56 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.