Um grupo de filiados do PDT de São Gabriel está empenhado em garantir eleições para o Diretório Municipal do partido. Atualmente, a presidência é ocupada por Giovana Gonçalves, designada pelo Diretório Estadual da legenda. Na última semana, eles afirmaram ter recebido apoio de importantes figuras políticas trabalhistas, incluindo o prefeito de São Sepé e ex-deputado estadual João Luiz dos Santos Vargas, e o ex-prefeito de Rosário do Sul, Glei Cabreira de Menezes, em reunião realizada na noite de 15 de junho, no Círculo Operário Gabrielense. Além disso, afirmaram contar com o apoio do atual vice-prefeito de Garruchos, ex-deputado federal e ex-secretário estadual da Agricultura, Carlos Cardinal.
João Luiz Vargas e Glei Menezes têm percorrido cidades do interior gaúcho, onde o PDT possui forte tradição política, para declarar apoio aos trabalhistas que exigem eleições diretas para os diretórios municipais e o fim da permanência indefinida de comissões provisórias, como ocorre em São Gabriel, Rio Grande e outros municípios. "A democracia interna é um dos fundamentos do partido, e sempre seremos favoráveis a que os companheiros decidam o destino e os rumos do partido em cada município", destacou João Luiz. Glei Menezes acrescentou: "Tenho uma dívida de gratidão com os companheiros do PDT de São Gabriel, que me deram mais de 5 mil votos na minha campanha para deputado estadual em 1994".
O grupo de pedetistas gabrielenses defende a realização de eleições diretas e o apoio contínuo do PDT à gestão municipal, liderada atualmente pelo prefeito Lucas Menezes, do partido União Brasil. "A posição daqueles que são contrários às eleições diretas é muito estranha. Nós apenas queremos o direito de votar. Se perdermos, reconheceremos o resultado e aplaudiremos a direção do partido. No entanto, dessa forma intervencionista, sem diálogo com os vereadores do partido, isso não é possível", afirmou o vereador Antônio Pedro "Pepeca" Bertazzo.
Em busca de um contraponto, a reportagem procurou a presidente da comissão provisória, Giovana Gonçalves, que informou que não irá se manifestar sobre o assunto. Ela tem destacado em todas as manifestações que sua gestão conta com o apoio do Diretório Estadual, que mantém a posição de não realizar eleições em São Gabriel e apoia a atual executiva. Além disso, surgiram alegações de que os postulantes às eleições estão alinhados ao ex-prefeito e ex-integrante do partido, Rossano Gonçalves, e simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), buscando manter o partido junto ao prefeito Lucas Menezes (UB).
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 20/06/2023 16h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com