Na noite desta segunda-feira (19), em meio às comemorações do Sesquicentenário, a Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 promoveu uma sessão magna pública marcante. O evento teve como objetivo apresentar a trajetória de "A Educadora" da Rocha Negra, emblemática para a educação gabrielense. Professores e professoras de diversos níveis de ensino de São Gabriel foram convidados pelo Venerável Mestre Rony Marcon para participar dessa noite memorável.
Professores das redes municipal, estadual e particular foram convidados para solenidade |
Educadores acompanharam todas as apresentações da casa maçônica sobre sua trajetória na Educação |
A sessão foi uma oportunidade para compreender as origens da Rocha Negra e sua conexão com a educação local. Ao longo de sua história, a Rocha Negra desempenhou um papel fundamental na criação de várias escolas públicas que ainda estão ativas em São Gabriel. Rony Marcon aproveitou a ocasião para explicar sobre a Maçonaria e seu envolvimento ao longo dos 150 anos de história em São Gabriel. Além de liderar a abolição da escravatura na região, a Maçonaria tem sido discreta em suas ações de caridade e tem contribuído para a formação integral do ser humano.
A história de "Rocha Negra - A Educadora" foi contada pelo professor Adair Macedo Rodrigues, membro da entidade. Ela teve início em 1907, com a criação do "Curso Noturno Rocha Negra", voltado para adultos com dificuldades econômicas e sociais, e durou até 1924. Durante a sessão, também foram destacadas outras realizações, como a criação da Escola Estadual XV de Novembro em 1948, que teve origem no Curso Ginasial inaugurado por Longuinho Marques da Costa. Além disso, foi mencionada a criação da Biblioteca Pública Municipal e da Escola Técnica de Comércio, hoje conhecida como Escola Municipal São Gabriel, idealizadas pelo prefeito e maçom José Sampaio Marques Luz. Diversos maçons tiveram participação ativa na promoção da educação gabrielense, acreditando no poder transformador do conhecimento na construção de cidadãos íntegros.
Rony destacou o papel da Rocha Negra Nº1 na educação gabrielense... |
...contado detalhadamente a todos os presentes pelo professor e maçom Adair Rodrigues |
Professores receberam carta de gratidão da direção da Loja Maçônica |
Em nome da Loja Maçônica Rocha Negra Nº1, Rony expressou profunda gratidão pela presença dos convidados na reunião. Ele ressaltou a importância da educação para a sociedade e reconheceu o papel fundamental desempenhado por cada um dos presentes nesse processo. Destacou ainda que a reunião fortaleceu os laços entre a Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 e a educação, pois acredita-se que o verdadeiro significado da vida é revelado quando o conhecimento é compartilhado. Rony enfatizou os princípios fundamentais da maçonaria, baseados na liberdade, fraternidade e igualdade, e como esses valores são sustentados por meio do comprometimento com a educação. Ele reforçou o compromisso da loja em apoiar a educação e oferecer parcerias para fortalecer o sistema educacional, visando criar um futuro brilhante para as crianças e jovens.
Professores expressaram sua gratidão e reconhecimento pela homenagem prestada pela Rocha Negra |
Em nome do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Arthur Brito também se pronunciou e destacou o papel da Educação |
Rony finalizou agradecendo a presença de todos e a importância da educação para a edificação do ser humano |
Representando os professores, os docentes Beraldo Figueiredo, Claudia Del'Olmo, Valdelírio Vasques, Adriano Ximendes e Adão Cavalheiro, juntamente com a Secretária de Educação, Déia de Souza, agradeceram o reconhecimento e consideração. A Secretária de Assistência Social, Juliana Medeiros Carvalho, que representou o Prefeito, também ressaltou a importância dos professores em sua vida, destacando a admiração e respeito que aprendeu com sua mãe, que também era professora. A noite foi encerrada com um coquetel especial e o Venerável Mestre agradeceu a presença de todos os participantes.
Data: 20/06/2023 16h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com