Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

30 novembro 2022

Urcamp | Antônio e Guilherme assumem Reitoria nesta quinta-feira

Após idas e vindas e decisões judiciais, Antônio e Guilherme assumem Reitoria da Urcamp nesta quinta, 1º de dezembro (foto divulgação)

Após uma eleição cercada de polêmicas e disputas, somada às batalhas judiciais, a chapa eleita em setembro para a Reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), formada pelos professores Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho como reitor e Guilherme Cassão Marques Bragança como vice, tomará posse nesta quinta, 1º de dezembro, no Campus Central em Bagé. 

Antônio e Guilherme, como ficou conhecida a chapa 2, venceram as eleições com a maioria dos votos no somatório, mas a chapa derrotada, formada pela atual Reitora Lia Quintana e o professor Derly Siqueira, recorreu ao Conselho Eleitoral e depois ao Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT), que reverteu a decisão do Conselho Eleitoral que decidiu pela vitória da Chapa 2. 

A partir dessa decisão, a Chapa vencedora recorreu à Justiça de Bagé, onde em sucessivas decisões, derrubou a decisão do Conselho Diretor da FAT que revertia o resultado e confirmou a vitória e determinou a posse de Antônio e Guilherme na Reitoria da Urcamp e além disso, a Justiça de Bagé decidiu que o Conselho Superior da instituição não teria poder para reverter a decisão do Conselho Eleitoral, mantendo a Chapa 1 como vencedora de fato e direito.

Na apuração da eleição realizada em setembro, a Chapa 1 totalizou 1.071 votos, vencendo no segmento alunos (857), e obtendo a preferência de 109 funcionários e 105 professores. Já a Chapa 2 totalizou 488 votos, vencendo nos segmentos de funcionários (188) e professores (108), e obtendo a preferência de 192 estudantes. Entre os votos em branco, foram 9 de discentes, 3 e técnicos-administrativos e 1 de docentes. Já entre os nulos, foram dois de discentes e dois de docentes.

Vale lembrar que, na eleição para reitoria, o voto de docentes tem peso maior (7), seguido por funcionários (2) e alunos (1). Por isso, o cálculo percentual definitivo levou em consideração estes valores. Desse modo, a Chapa 1 alcançou 49,3793501% e a Chapa 2 49,3446540%. Cálculo este que tentou ser modificado pela reunião do Conselho Diretor e foi contestado pela chapa vencedora, estudantes e foi até a Justiça, que deu ganho de causa para a Chapa 1. 

Não se sabe qual a situação que pode ser encontrada, visto que fatos da transição nas últimas horas não foram pacíficos, como a agressão de dois funcionários pela Reitora, segundo ocorrência policial. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 30/11/2022 20h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.