Mesmo com o congelamento de repasses revertido pelo Ministério da Educação após pressões das universidades, professores e acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizaram manifestação e mostra dos cursos na Praça Tunuca Silveira na tarde desta terça-feira, 18 de outubro. Na ocasião, os integrantes da Unipampa mostraram a importância que ela tem para a comunidade gabrielense, que não explora o potencial da instituição.
Manifestação começou com caminhada de um dos trevos de acesso à cidade até o Centro |
Acadêmicos reforçam que a Unipampa colabora com a comunidade gabrielense, seja nos investimentos ou em realizações científicas e educacionais |
Alunos leram carta onde relatam sua inconformidade com os cortes ocorridos desde 2014 e que tem aumentado no atual governo |
Rafael Cruz salienta que foram mais de 95% de redução de investimentos em 2022, em relação a 2014 |
As ações começaram com uma caminhada de um grupo de alunos do trevo do San Isidro até a Pracinha do Menna, com cartazes de protesto e uma simulação de um ônibus com faixas. Com gritos de protesto principalmente contra o governo de Jair Bolsonaro, o grupo percorreu as ruas Sebastião Menna Barreto, Francisco Chagas, Brandão Júnior, Júlio de Castilhos até chegar na Praça.
O ato inicial consistiu na leitura de uma carta dos alunos relatando os problemas enfrentados com o corte de verbas, que causa prejuízos ao campus, como problemas no pagamento de serviços terceirizados. "Queremos mostrar que a situação na Unipampa é crítica, não como está sendo falado pela reitoria que está tudo bem, os sucessivos cortes vem ocorrendo desde 2014 e viemos alertando que isso pode inviabilizar o funcionamento da instituição. Em 2022, foram mais de 95% de redução de investimento de orçamento em relação a 2014", alertou o professor Rafael Cabral Cruz.
Dentro das manifestações, alunos realizaram mostra do que é realizado por cada um dos cursos do campi local |
A acadêmica de Ciências Biológicas Danielle Nascimento salientou que a universidade colabora muito com a comunidade. "Só em recursos, são mais de R$ 16 milhões que a Unipampa injeta por ano na cidade de São Gabriel, promovendo a economia na cidade e também colaborou muito com a cidade e região na pandemia, com as testagens de RT-PCR, que ultrapssaram mais de 56 mil testes. Os cortes vem nos prejudicando muito, precisamos que a comunidade entenda e nos apoie", frisou ela.
Na mostra, visitada por alunos da rede pública de ensino de São Gabriel e pela comunidade, os acadêmicos mostraram trabalhos, biomas, espécies e também o que é oferecido pelos cursos da instituição. Confira mais algumas imagens:
Data: 18/10/2022 18h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com