Patrono da Feira do Livro, Thedy Corrêa, agradeceu a homenagem e salientou a importância dos livros na vida de todos (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Após um dia chuvoso, foi oficialmente iniciada a 14ª Feira Municipal do Livro - Dr. Milton Teixeira, em São Gabriel. O evento, que tem como patrono o músico, escritor e vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa e como capataz, o ex-secretário de Educação e atual secretário de Governo Edjor Borges (Jojô), teve sua abertura oficial na noite de quarta (26), no Espaço Cívico Mascarenhas de Morais, na Praça Fernando Abbott, onde a feira acontece de 26 a 29 deste mês.

Abertura oficial teve presença de bom público e um "pocket show" do patrono Thedy

Autoridades se fizeram presentes à solenidade de abertura oficial

A secretária de Educação, Déia de Souza, ressaltou o trabalho dedicado de sua equipe e da comissão organizadora da Feira do Livro para a realização do evento, e agradeceu às parcerias do SESC e da Câmara Municipal, através do presidente, vereador Sildo Cabreira (PDT), na Escola do Legislativo. O prefeito Lucas Menezes, acompanhado da primeira-dama Larissa Acosta, destacou a relevância da feira para a difusão da cultura literária de uma terra que se orgulha dos seus escritores e ativistas culturais. 

“O nosso patrono Thedy Corrêa, um porto-alegrense filho e neto de gabrielenses, é de certa forma um reflexo dessa nossa tradição cultural, da “Atenas Riograndense”, assinalou. O capataz da feira falou do orgulho de estar sendo homenageado junto com o amigo e parceiro musical Thedy. “As amizades e os livros podem mudar o mundo. Nosso amor pelos livros e pela arte nos trouxe a esse momento, e a celebrar a vida com toda sua força na Feira do Livro da nossa São Gabriel”, destacou Jojô. 

Ao ato formal da abertura seguiu-se uma “palestra-show” do patrono, contando passos da sua própria experiência com a literatura, como a leitura o transformou em um poeta e compositor, e alguns aspectos das origens de suas mais famosas obras. Entremeando as histórias e narrativas com trechos de suas mais famosas canções e respondendo a perguntas, Theddy comoveu o público com sua palestra. “A leitura e os livros mudaram minha vida, e eu me sinto muito honrado de ser patrono da Feira do Livro da terra dos meus pais e meus avós”, assinalou. 

Estandes de livreiros estão organizados, mesmo com a forte chuva ocorrida na tarde de ontem

Ao final da palestra-show, a professora Clair Freitas leu um poema feito para Thedy Corrêa quando da sua vinda à Feira do Livro de 2018, e que não conseguiu, na época, entregar para o artista.  “Eu guardei esse poema na minha carteira desde então, pensando que algum dia teria a oportunidade de entregar. Hoje, saindo da missa de sétimo dia da minha mãe, pedagoga Teresa Freitas, venci as crenças limitantes que  dizem no interior da gente, ‘o que os outros vão pensar’, e vim aqui entregar pra você esse poema de quatro anos atrás”, disse a professora, emocionando o patrono da Feira. 

Após a cerimônia e a palestra de Thedy, a Câmara de Vereadores sediou a palestra do professor Vitor Biasoli, da Universidade Federal de Santa Maria, sobre a vida e obra de Alcides Maya, ainda hoje o gabrielense mais relevante da literatura nacional.

Devido às chuvas de quarta, os estandes foram reorganizados e nova limpeza foi realizada para retomar as atividades, mas algumas atividades para os alunos já tinham ocorrido na parte da manhã com grande público. A programação segue hoje com várias atividades. Confira o cronograma atualizado:

27/10 - Quinta
9h - Teatro "As Gatas" - EMEF Tarso Dutra
10h30 - Apresentação artística da EMEF Dr. Pedro Ferraz Neto
11h - Teatro do Projeto Acelera, com trabalho de Rangel Arede
14h - Conto Infantil com a professora Aliane Alves
15h - Apresentação "Vamos Colorir o Mundo" da EMEF Tarso Dutra
16h - Palestra "Felicidade no Trabalho", com Renata Miranda (Unipampa), no Plenário do Poder Legislativo de São Gabriel
19h - Palestra "La conflictividad social empresarial en el desarrollo ferroviario de la frontera Uruguay, Brasil, Argentina. 1870-1912", com o historiador e doutorando Fernando Sosa, no Plenário do Poder Legislativo de São Gabriel

28/10 - Sexta-feira
14h - Copa de Xadrez Feira do Livro 2022
LANÇAMENTOS
11h - Larissa Graeff - "Triunfos da Educação Gabrielense"
15h - Renato Moreira – “O Mundo como ele é: Sistemas Econômicos e Ideologias”
“A Lista de Schindler nunca termina"
LANÇAMENTOS
Local: Plenário do Poder Legislativo de São Gabriel
16h – Irene Boll – “Livro Corações Floridos”
17h – João Alfredo Reverbel – “Amenidades nº 14”
18h – Associação Cultural Alcides Maya ACAM – “Diálogos de Leitura”

29/10 - Sábado
8 às 18h – Pintura no Rosto
15h – Copa de Xadrez Feira do Livro 2022
LANÇAMENTOS
Local: Praça Fernando Abbott
15h – Emerson Costa – “Até o cata-vento”
16h – Raimundo Nonato Oliveira Silva – “A noite de Poemas”
Luvumbo Manuel Quionza – “Um Poeta angolano entre os gaúchos”
17h – Recital Poético com  Rossyr Berny
18h – Recital de Poemas – Poeta Rossyr Berny e convidados
Livros: “O Gemido Animal do Homem”, “101 Poemas Escolhidos”
Maria Sodê – “Nada Cale a Nossa Voz”
Rangel Arêde – “Ensaios sobre a vida – Crônicas e Esquetes"

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/10/2022 08h44
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.