13ª Cia Com Mec realizou solenidade comemorativa aos 80 anos de fundação, nesta sexta-feira, 28 de outubro (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, conhecida como a histórica "Praça Forte de Caxias", realizou a solenidade comemorativa aos 80 anos de fundação, que serão lembrados no próximo dia 31 de outubro. A solenidade teve a presença de autoridades civis e militares, além de militares da reserva. 

Exposição de fotos antigas, dos anos 50 a 70, apresentou história da "Praça Forte de Caxias"

Autoridades se fizeram presentes à solenidade militar

Unidade entregou diploma de "Amigo da Cia", para parceiros da instituição

A solenidade, como de praxe, aconteceu na pista de formatura em frente ao aquartelamento histórico fundado em 31 de outubro de 1942. A instituição, por meio de seu comandante, Capitão de Comunicações Lucas Eduardo de Freitas Catirse, também entregou títulos de "Amigo da 13ª Cia Com Mec" para militares, autoridades, empresários e pessoas que colaboraram com os trabalhos da unidade.

O comandante da unidade salientou a importância da unidade de Comunicações para a história do Exército em São Gabriel e região. Outra presença ilustre foi a do ex-comandante e atual comandante da 3ª Região Militar, General Carlos Alberto Dahmer, que recordou o tempo em que passou pela unidade. "Temos um carinho enorme por esta unidade, que fez parte da nossa história e continua viva em nossa memória, nos mobilizamos para estar aqui neste momento histórico, parabenizando o comando e os integrantes da sempre gloriosa Praça Forte de Caxias", sintetizou.

A formatura foi encerrada com o desfile da tropa, puxada pelo grupamento de ex-integrantes, liderados pelo General Dahmer e na sequência, um almoço festivo no refeitório. Além da solenidade, foi montada uma exposição de fotos históricas da Companhia, desde os tempos da 13ª Cia Com. 

Capitão Catirse, comandante da unidade, destacou importância na história de São Gabriel, Estado e País

Ex-comandante da unidade no começo dos anos 2000, General Dahmer salienta o carinho com a "Praça Forte de Caxias"

Finalizando a solenidade, conduzidos por Dahmer, ex-militares abriram o desfile da tropa

Estiveram presentes autoridades como o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Marco Aurélio Baldassari, os prefeitos de Santa Margarida e Vila Nova do Sul, Olmiro Ricardo Teixeira e Sérgio Coradini, a Secretária de Assistência Social, Juliana Medeiros, representando o prefeito Lucas Menezes, o vereador José João Barcelos representando o Poder Legislativo de São Gabriel, a Promotora de Justiça Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca, representando o Ministério Público e a diretora do Fórum de Justiça da Comarca de São Gabriel, juíza Juliana Neves Capiotti, entre demais autoridades civis e militares. 

Breve histórico
A instituição surgiu em 31 de outubro de 1942, quando como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões, a 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (Rio Grande do Norte).

Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia se desloca para São Gabriel por determinação do Ministro da Guerra, onde sofre várias reestruturações até 1953, quando recebe a denominação de 13ª Companhia de Comunicações.

Nos anos 2000, ela recebe a denominação atual, recebendo ainda várias modificações em sua estrutura, dentro do padrão de qualidade do Exército Brasileiro. Segundo o historiador Osorio Santana Figueiredo, a unidade também era conhecida como "quartel dos baianos" por receber muitos militares de carreira oriundos do Nordeste brasileiro ao longo de sua história.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/10/2022 21h19 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.