Chama dos Festejos Farroupilhas foi oficialmente acesa no final da tarde de terça-feira, 13 de setembro (foto Marcelo Ribeiro/Portal Caderno7)

No final da tarde de terça-feira, 13 de setembro, após dois anos, foram oficialmente abertos os Festejos Farroupilhas de São Gabriel, no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas. A solenidade consistiu no acendimento da Chama Farroupilha no galpão fogoneiro (também conhecido como Galpão da Ronda) e contou com um bom número de autoridades, além da primeira noite de atividades. 

Juntamente com a patronagem da Coordenadoria Tradicionalista, da 18ª Região Tradicionalista e com o Patrono da Semana Farroupilha 2022, advogado e tradicionalista Augusto Solano Lopes Costa, o prefeito Lucas Menezes acendeu o candeeiro farroupilha com a união das fagulhas da Chama Crioula da CTM, com a chama transportada até o local pelo Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Sepé Tiaraju, numa união simbólica de todos os elos do tradicionalismo local. Toda a programação é executada pela Coordenadoria Tradicionalista Municipal com apoio e suporte da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

“A retomada das nossas celebrações farroupilhas a plena atividade, depois de dois anos de uma violenta pandemia, é motivo de celebrarmos, mas também de refletir sobre os valores humanos que formam a nossa identidade como povo riograndense”, afirmou o prefeito Lucas Menezes. O patrono das comemorações, Solano Costa, se emocionou ao lembrar de grandes nomes que começaram tudo isso e frisou a importância da participação da juventude e das mulheres no movimento tradicionalista, em busca da difusão da cultura e virtudes proporcionadas pelo tradicionalismo.

Após a solenidade, que teve uma trova dos Irmãos Chaves, começaram as atividades da Reculuta e os shows no Parque Tradicionalista. A primeira noite teve show de André Teixeira e do grupo Baita Troço. Nesta quarta, teremos show de Marcelo Lagarto e do mesmo grupo;  Leonel Gomes e baile com Eco do Sul (quinta, 15) Lisandro Amaral e baile com Grupo Estradão (sexta, 16) Ênio Medeiros e baile com Grupo Estradão (sábado, 17) e no domingo, 18, show com Tchê Sarandeio e baile com Grupo Estradão.

Confira a programação completa:

14/09 - Quarta-feira
Gaita Ponto + de 8 baixos
Gaita Ponto 8 baixos

15/09 - Quinta-feira
Intérprete Solista Vocal - Mirim e Adulto

16/09 - Sexta-feira
Violão e Gaita Piano

17/09 - Sábado - a partir das 9h
Declamação Mirim, Pré-Mirim, Juvenil, Adulto
Culinária
Chula
Dança dos Patrões

18/09 - Domingo - a partir das 10h
Danças de Salão
Danças Tradicionais
21h - Premiação da Reculuta

SHOWS
14/09 - Marcelo Lagarto | Baile: Grupo Baita Troço
15/09 - Leonel Gomez | Baile: Grupo Eco do Sul
16/09 - Lisandro Amaral | Baile: Grupo Estradão
17/09 - Enio Medeiros | Baile: Grupo Estradão
18/09 - Tchê Sarandeio | Baile: Grupo Estradão

RONDAS DA CHAMA CRIOULA
Dia 14/09 - Quarta-feira
CTG Tarumã, CTG Querência do Pai Quati

Dia 15/09 - Quinta-feira
CTG Querência Xucra, PTG Rancho da Amizade

Dia 16/09 - Sexta-feira
PTG Os Vaqueanos, CTG Sentinela do Rio Grande

Dia 17/09 - Sábado
CTG Sentinela do Forte, CTG Clarim Campeiro, CTG Lenços Brancos do Bom Fim

Dia 18/09 - Domingo
CTG Lenço Verde, CTG Caiboaté


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/09/2022 19h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.