Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

25 setembro 2022

9º RCB realiza eventos para comemorar os 104 anos

9º RCB comemorou seus 104 anos de fundação com várias atividades na sexta, 23 de setembro, entre elas o jantar-baile, retomado após dois anos (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O 9º Regimento de Cavalaria Blindado - Regimento João Propício, realizou uma série de eventos na sexta-feira (23) para comemorar os 104 anos de fundação, como por exemplo a solenidade militar na unidade pela parte da manhã e o jantar-baile sediado na casa noturna Seven, à noite. As comemorações foram retomadas à pleno após dois anos de isolamento causado pela pandemia de covid-19. 

Evento festivo aconteceu na Seven, com grande público

Jantar-baile foi retomado após dois anos devido à pandemia, sendo realizado com êxito

Comandante da unidade, Tenente-Coronel Souza Dias, recebeu homenagem do Subcomandante, Tenente-Coronel Goulart

Na parte da manhã, a formatura militar realizada no pátio interno homenageou o aniversário da instituição, além da entrega da Medalha João Propício e do diploma "Amigo do Regimento" para colaboradores e parceiros da unidade, e no final, um almoço no Clube dos Subtenentes e Sargentos do 9º RCB.

À noite, o tradicional jantar-baile foi retomado depois de dois anos, com uma grande presença de público entre convidados especiais, autoridades, militares da ativa e reserva da instituição e demais unidades militares de São Gabriel. 

Souza Dias também recebeu presente da esposa, Magali

Noite teve animação da conceituada banda Hawaí

Antes do baile, o subcomandante da instituição, Tenente-Coronel Alessandro Pinto Goulart prestou uma homenagem ao comandante, Tenente-Coronel Adriano Posseti Souza Dias, que esteve fazendo aniversário no dia seguinte, fazendo um discurso e entregando uma camiseta personalizada do Flamengo, time do coração do oficial. O comandante também recebeu uma homenagem da esposa, Magali.

Encerrando a noite, foi cantado o tradicional "Parabéns a você" com um bolo alusivo e iniciado o baile com a banda Hawaí, durante a noite toda. 

BREVE HISTÓRICO
O atual 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB), situado na cidade de São Gabriel/RS, foi criado em 25 de fevereiro de 1915, mas só implantado três anos e meio depois, a 28 de setembro de 1918, com o nome de 2º Corpo de Trem, aquartelado na região de Monte Belo, Juiz de Fora, Minas Gerais. Já no ano seguinte, 1919, passou a denominar-se 4º Corpo de Trem e em 1921 teve novamente sua denominação alterada para 14º Regimento De Cavalaria Independente (14º RCI), com nova organização estrutural, só concluída em 1º de maio de 1922. 

A 29 de junho de 1924, o 14º RCI embarcou com todo o pessoal, material e animais de montaria com destino à sua nova sede em São Gabriel/RS. Após ser reembarcado na Estação Benfica da Central do Brasil, Rio de Janeiro, o Regimento seguiu destino, chegando em São Gabriel no dia 9 de julho às 17h30. Uma viagem de 11 dias por via ferroviária passando por diversas cidades.

Ainda nesse ano foi renomeado como 9° Regimento de Cavalaria Independente (9º RCI). Quando a tropa chegou em São Gabriel o aquartelamento ainda estava em construção, a qual durou de 1922 a 1925. A Companhia Construtora de Santos foi a principal responsável pela construção do atual quartel do 9º RCB.

Após 22 anos, em 1946, o 9° RCI passou a denominar-se 9º Regimento de Cavalaria (9º RC). No ano de 1937, a Unidade recebeu a denominação histórica de “Regimento João Propício”; justa homenagem ao Marechal de Campo João Propício de Figueiredo Menna Barreto, Comandante do “Exército do Sul” em 1864/1865, gaúcho de Rio Pardo.

Em 31 de outubro de 1968, o 9º RC teve sua estrutura profundamente alterada, deixando de ser hipomóvel e recebendo, a partir de 1º de janeiro de 1969, viaturas blindadas, passando à denominação de 9º Regimento de Cavalaria Blindado.

O Estandarte Histórico do 9º RCB é datado de 1941, sendo nele destacada a vitória brasileira, a comando do Marechal João Propício, na Batalha de Paysandu, em 1° de janeiro de 1865. O aniversário do Regimento é comemorado a 28 de setembro, data em que foi efetivamente implantado, em 1918.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/09/2022 13h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.