9º RCB comemorou seus 104 anos de fundação com várias atividades na sexta, 23 de setembro, entre elas o jantar-baile, retomado após dois anos (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O 9º Regimento de Cavalaria Blindado - Regimento João Propício, realizou uma série de eventos na sexta-feira (23) para comemorar os 104 anos de fundação, como por exemplo a solenidade militar na unidade pela parte da manhã e o jantar-baile sediado na casa noturna Seven, à noite. As comemorações foram retomadas à pleno após dois anos de isolamento causado pela pandemia de covid-19. 

Evento festivo aconteceu na Seven, com grande público

Jantar-baile foi retomado após dois anos devido à pandemia, sendo realizado com êxito

Comandante da unidade, Tenente-Coronel Souza Dias, recebeu homenagem do Subcomandante, Tenente-Coronel Goulart

Na parte da manhã, a formatura militar realizada no pátio interno homenageou o aniversário da instituição, além da entrega da Medalha João Propício e do diploma "Amigo do Regimento" para colaboradores e parceiros da unidade, e no final, um almoço no Clube dos Subtenentes e Sargentos do 9º RCB.

À noite, o tradicional jantar-baile foi retomado depois de dois anos, com uma grande presença de público entre convidados especiais, autoridades, militares da ativa e reserva da instituição e demais unidades militares de São Gabriel. 

Souza Dias também recebeu presente da esposa, Magali

Noite teve animação da conceituada banda Hawaí

Antes do baile, o subcomandante da instituição, Tenente-Coronel Alessandro Pinto Goulart prestou uma homenagem ao comandante, Tenente-Coronel Adriano Posseti Souza Dias, que esteve fazendo aniversário no dia seguinte, fazendo um discurso e entregando uma camiseta personalizada do Flamengo, time do coração do oficial. O comandante também recebeu uma homenagem da esposa, Magali.

Encerrando a noite, foi cantado o tradicional "Parabéns a você" com um bolo alusivo e iniciado o baile com a banda Hawaí, durante a noite toda. 

BREVE HISTÓRICO
O atual 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB), situado na cidade de São Gabriel/RS, foi criado em 25 de fevereiro de 1915, mas só implantado três anos e meio depois, a 28 de setembro de 1918, com o nome de 2º Corpo de Trem, aquartelado na região de Monte Belo, Juiz de Fora, Minas Gerais. Já no ano seguinte, 1919, passou a denominar-se 4º Corpo de Trem e em 1921 teve novamente sua denominação alterada para 14º Regimento De Cavalaria Independente (14º RCI), com nova organização estrutural, só concluída em 1º de maio de 1922. 

A 29 de junho de 1924, o 14º RCI embarcou com todo o pessoal, material e animais de montaria com destino à sua nova sede em São Gabriel/RS. Após ser reembarcado na Estação Benfica da Central do Brasil, Rio de Janeiro, o Regimento seguiu destino, chegando em São Gabriel no dia 9 de julho às 17h30. Uma viagem de 11 dias por via ferroviária passando por diversas cidades.

Ainda nesse ano foi renomeado como 9° Regimento de Cavalaria Independente (9º RCI). Quando a tropa chegou em São Gabriel o aquartelamento ainda estava em construção, a qual durou de 1922 a 1925. A Companhia Construtora de Santos foi a principal responsável pela construção do atual quartel do 9º RCB.

Após 22 anos, em 1946, o 9° RCI passou a denominar-se 9º Regimento de Cavalaria (9º RC). No ano de 1937, a Unidade recebeu a denominação histórica de “Regimento João Propício”; justa homenagem ao Marechal de Campo João Propício de Figueiredo Menna Barreto, Comandante do “Exército do Sul” em 1864/1865, gaúcho de Rio Pardo.

Em 31 de outubro de 1968, o 9º RC teve sua estrutura profundamente alterada, deixando de ser hipomóvel e recebendo, a partir de 1º de janeiro de 1969, viaturas blindadas, passando à denominação de 9º Regimento de Cavalaria Blindado.

O Estandarte Histórico do 9º RCB é datado de 1941, sendo nele destacada a vitória brasileira, a comando do Marechal João Propício, na Batalha de Paysandu, em 1° de janeiro de 1865. O aniversário do Regimento é comemorado a 28 de setembro, data em que foi efetivamente implantado, em 1918.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/09/2022 13h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.