Evento debateu importância de combater a violência política contra a mulher, bem como buscar debater ações para enfrentar toda violência e atender mulheres vítimas, na tarde de sábado, em Rosário do Sul (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Realizado na tarde deste sábado (6) em Rosário do Sul, o Seminário Internacional "Violência Política Contra a Mulher", realizado pela Ação da Mulher Trabalhista do RS, trouxe especialistas para debater a maior inclusão da mulher na política e o combate da violência política contra elas, que ainda sofrem preconceitos. O evento aconteceu no Salão do Centro Empresarial de Rosário do Sul (CER) e reuniu convidadas de toda a região.

Evento foi realizado no Centro Empresarial de Rosário do Sul, na tarde de sábado



Yomaira, Aicha e Miguelina falaram sobre a importância da mulher ocupar espaços e modificar leis que restringem sua participação, bem como combater a violência política contra elas

O evento teve como palestrantes a diretora de organização nacional de mulheres liberais da Colômbia, Yomaira Sarmiento, a deputada marroquina e integrante da União Socialista de Forças Populares (USFP), Aicha Elgourgi e a vice-presidenta nacional do PDT e presidenta da AMT Brasil, Miguelina Vecchio, com mediação da presidente da AMT rosariense e segunda vice-presidente do PDT do município, Flávia Menezes. 

O objetivo do evento foi fomentar a discussão sobre a violência politica contra a mulher na perspectiva de desenhar o cenário internacional da luta das mulheres por direitos, de trabalhar o reconhecimento das formas de violência política e ampliar formas de enfrentamento e atendimento das mulheres vítimas da violência. Yomaira e Aicha apresentaram em suas preleções, a evolução da participação da mulher na política em seus países e os problemas enfrentados.


Lideranças como Juliana Brizola, Giovana Gonçalves e Gleides Sodré (à direita de Giovana, de vermelho), marcaram presença no evento

Bom público compareceu ao Seminário realizado em Rosário do Sul

A ideia de fazer o seminário foi criada para ofertar ao conjunto da sociedade de forma gratuita acesso a informação e formação, que em última instância é uma das formas de ampliar a participação das mulheres na política. Já que no processo de formação, encontros de mulheres, fortalecimento das relações é que vamos trazendo mais mulheres para espaços de política de decisão, movimentos sociais, campos de participação social e popular. 

Participaram do evento, nomes como a presidente do PDT gabrielense e candidata à deputada estadual, Giovana Gonçalves, a deputada estadual Juliana Brizola, a candidata à vice-governadora pelo PDT de São Paulo, Gleides Sodré, a vereadora alegretense e suplente de senadora no PDT gaúcho, Dileusa Alves, entre vários nomes e convidados da região. 

Confira o seminário na íntegra, transmitido pelo site:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/08/2022 21h39 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.