Universitários voluntários denunciaram ser vítima de boatos espalhados inadvertidamente nas redes sociais e esclareceram sobre o trabalho de pesquisa da saúde, realizado em São Gabriel (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Um grupo de universitários que está realizando um trabalho de campo relacionado à área da saúde foi vítima de fake news nesta terça-feira (9) em São Gabriel. Os cinco universitários vindos de várias partes do País, que chegaram nesta semana ao município, foram alvo de notícias falsas de que eles seriam até foragidos da Justiça, o que não se confirma.

Mensagens via WhatsApp com fotos dos integrantes afirmam para que a "comunidade tome cuidado", espalhadas de forma irresponsável. Eles procuraram a Delegacia de Polícia e a reportagem do site Caderno7 para esclarecer e desmistificar os boatos. Sendo o consultor do Instituto, Guilherme Gomes, os trabalhos estão sendo realizados na região, sendo que na semana passada estiveram em Santa Maria e agora, estão circulando nos bairros e vilas de São Gabriel desde a última segunda, 8 de agosto.

"Esse trabalho visa a divulgação e coleta de alguns dados sobre saúde, para poder encorpar pesquisas realizadas a respeito e com isso, também contar pontos para nossas bolsas de estudo. Não é obrigatório nos receber, estamos uniformizados ou identificados, mas temos de esclarecer notícias falsas que andam circulando por aí nas redes sociais e que estão difamando pessoas inocentes", afirmou Gomes. 

Os estudantes, que vem de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, estão divididos nos bairros e vilas para fazer este trabalho de campo, que faz parte do trabalho voluntário e do aprendizado da universidade. Confira agora entrevista em vídeo feita com os jovens do Instituto Vida:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/08/2022 18h42 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.