Uma exposição realizada por artesãs e empreendedoras gabrielenses homenageou o principal nome do empoderamento feminino no Século XX e que continua viva, mesmo mais de sessenta anos depois de sua morte. A Exposição Frida Kahlo ou Expofrida, como ficou conhecida, aconteceu nesta quarta-feira (6), na Su Casa Eventos, em São Gabriel e contou com grande participação de público e exposição de trabalhos, oficinas e arte.
Presentes, principalmente as crianças, participaram de oficinas gratuitas de arte |
Trabalhos da Escola Carlota incluíram reproduções fotográficas de quadros de Frida, realizados pelos alunos |
Realizada pelas artesãs Eliara Biscaglia, Fernanda Isa (que não pode estar presente) e pela empreendedora Jaque Teixeira, proprietária da Su Casa, a exposição contou com várias atrações em níveis culturais e gastronômicos durante o dia todo, nos três turnos (manhã, tarde e noite). Vários empreendedores expuseram artesanatos temáticos em homenagem aos 115 anos da artista e ativista política mexicana, que expressou sua arte de forma popular e empoderamento, além de sua resiliência perante os vários problemas que tornaram sua vida desafiadora.
A Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha participou da Exposição, com uma mostra onde os presentes que desejassem, podiam tirar fotos caracterizados como Frida e também apresentou uma mostra fotográfica feita pelos alunos das séries finais, reproduzindo quadros da artista, coordenada pelas professoras Ana Carolina Maciel e Francine Azambuja.
Empresas participantes apresentaram artesanatos que homenagearam a artista mexicana, que completaria 115 anos se estivesse viva hoje |
Os visitantes puderam conferir comida mexicana o dia inteiro, oficina de desenho, música ao vivo, pintura ao ar livre, tecido aéreo e dança, teatro, muita arte decorativa e desfile temático, até o final da noite. A Exposição Frida Kahlo teve o patrocínio de Su Casa, Maria Flor, A Elemental, Floricultura Flor do Pampa, Sr. Urso, Geek's, Fornalha, Rosana Terrários e Floricultura e Salão Quele Dorneles, além da participação das empresas Pipocando Gourmet, Loja Jerivá, Atelier da Dança de Renata Caggiani e a Cia Teatral dos Pampas, além da artesã Neiva Mario e dos músicos Renan Biscaglia e Patrícia Biscaglia.
As organizadoras agradeceram a comunidade gabrielense que prestigiou o evento, bem como a comunidade agradece pela iniciativa.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 06/07/2022 22h04
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com