Placa que existia no local que assinalava o Memorial "Poeta Oliveira Silveira" foi arrancada do monumento; fato foi informado pelo professor Fernando nas redes sociais e lamentado pela comunidade (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Um triste fato foi registrado nesta terça-feira (10). O professor e radialista José Fernando dos Santos relatou em suas redes sociais que o Memorial "Poeta Oliveira Silveira" que foi inaugurado na Praça Fernando Abbott em 19 de novembro do ano passado, durante as comemorações do cinquentenário da Consicência Negra no Rio Grande do Sul, foi vandalizado e a placa alusiva arrancada do local. O fato repercutiu nas redes sociais.

O memorial foi inaugurado no final da Semana da Consciência Negra em São Gabriel, organizado pelo gabinete do vereador Moisés Marques (Pai Moisés, PL). A iniciativa do memorial foi de autoria de Moisés, junto com o colega e hoje Secretário de Obras, Renato Gonçalves Filho, também do PL, por meio da indicação nº 34/2021, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, através do Secretário Rogério Melo. 


Fotos do memorial na inauguração e após o vandalismo: placa levava nome do poeta e data do memorial. Agora não existe mais nada ali

Memorial em homenagem à Semana da Consciência Negra foi inaugurado em 19 de novembro de 2021, na Praça Fernando Abbott; um dos autores da ideia, Moisés Marques disse que está providenciando sua reposição

Este leva o nome do poeta rosariense, falecido em 2009 e recente Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que foi um dos idealizadores do Dia Nacional da Consciência Negra, há 50 anos, para lembrar a data da morte de Zumbi dos Palmares.

O ato foi lamentado e repudiado pela comunidade. O vereador Moisés, no mesmo post, disse que irá providenciar a reposição da placa e disse que será uma forma de "resistência e reexistência" contra o vandalismo, que infelizmente, é uma chaga na comunidade gabrielense e produto de gente desocupada e sem caráter.  

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/05/2022 22h55 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.