Estudantes da Unipampa e demais redes sofrem com a precariedade do transporte coletivo de São Gabriel, com escassez de linhas e horários (fotos divulgação)

Há tempos, os estudantes vem sofrendo com problemas no transporte coletivo de São Gabriel, que vem sendo realizado pela empresa Coleurbanus enquanto a licitação está trancada pela Justiça local, o que se arrasta há quatro anos. Com a pandemia, os horários foram reduzidos. Mesmo com a retomada do ensino presencial e a melhora da situação, os horários não foram devidamente ajustados. É o caso de quem estuda na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que precisa tomar ônibus e passa por sérias dificuldades que também são sentidas pelos estudantes das demais redes. 

Estudantes enviaram ao portal fotos de ônibus superlotados, o que mostra a pouca oferta de horários, bem como em uma determinada hora, as linhas param de ser oferecidas. Em horários de pico, os ônibus acabam superlotado e não há oferta de horários extras, mesmo com a normalização da situação após o pico da pandemia. "Sofremos com o descaso do ônibus lutado, colocando os alunos em risco por pegar a BR-290 e muita gente vai em pé, os estudantes sofrem mesmo", afirmou a aluna de Engenharia Florestal Ediane Walteman. 

Outra usuária, Eliane Walterman, relatou que não somente os estudantes da Unipampa sofrem, mas também os estudantes das redes estadual e municipal. "Apenas um carro tem feito essa linha da Unipampa e só tem dois horários. Estudantes do Bom Fim e demais bairros são prejudicados, desfavorecendo quem precisa e a própria Unipampa", lamentou.

O portal fez uma enquete ouvindo os leitores, que registrou mais de 70 comentários, em 29 de abril e a maioria relata as dificuldades enfrentadas, sem os horários terem sido retomados à situação pós-pandemia, onde algumas linhas iam até próximo da meia-noite e muitos acabaram tendo que deixar de ir às aulas noturnas nas escolas. A pergunta que se faz é a seguinte: quando isso irá mudar? Alguém irá tomar alguma atitude? Com a palavra, as autoridades. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/05/2022 23h13
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.