Após dois anos, solenidade militar pode ser realizada presencialmente para comemoração do Dia da Cavalaria e entrega da boina preta aos novos militares, nesta sexta-feira, 6 de maio (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta sexta-feira (6) o 9º Regimento de Cavalaria Blindado realizou a formaturla alusiva ao Dia da Cavalaria, que não era realizada há dois anos devido à pandemia de covid-19 e a entrega da boina preta aos novos recrutas que ingressaram em 2022. A formatura também teve homenagens aos militares que foram vítimas de grave acidente ocorrido na madrugada de 28 de março, na BR-290, quando retornavam para São Gabriel.

Solenidade teve a presença de várias autoridades civis e militares


Formatura teve homenagens aos três soldados mortos em acidente de trânsito quando retornavam para o serviço militar em 28 de março, na BR-290

A solenidade foi a primeira com presença de público em muito tempo, com familiares vindos de Lajeado e região, além dos residentes em São Gabriel. A formatura teve uma homenagem aos soldados Lucas Rodrigo Altevogt, Silas Gabriel de Azevedo de Barros, Vinícius Bedra e Wesley da Silva Paulo, mortos no acidente ocorrido em Cachoeira do Sul. 

O comandante da unidade, Tenente-Coronel Adriano Posseti de Souza Dias, que acompanhou as despedidas das vítimas, confortou os familiares e entregou uma homenagem a eles, além de ter sido executado o toque de silêncio, em um momento difícil da solenidade.

Patrono da Arma de Cavalaria, Manoel Luis Osório, foi lembrado na solenidade

Entrega da boina preta foi iniciada pelos destaques do período básico de instrução

Evento teve entrega das boinas aos novos recrutas que ingressaram em 2020 na unidade militar

Tenente-Coronel Souza Dias destacou a importância da Cavalaria para o Exército Brasileiro, assim como homenageou soldados que perderam a vida e parabenizou militares pela etapa alcançada

A formatura ainda teve a entrega dos destaques do período básico, que abriram a entrega das boinas, feita pelos familiares dos militares, além de uma bênção do capelão militar, oração do cavalariano e a homenagem a Manuel Luis Osório, patrono da Cavalaria, representadas por um cavalo com as encilhas militares. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa e o almoço entre todos os presentes.

Marcaram presença autoridades como o comandante da Guarnição Federal de São Gabriel e do 6º BE Cmb, Coronel Orlando Marin, o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, o comandante do Colégio Tiradentes, Major Gerson Corrêa de Mello, entre demais convidados e parceiros da unidade. 

Há a ideia de retomar a festividade do aniversário do Regimento, marcada para setembro. A data oficial da Cavalaria é em 10 de maio, dia do nascimento do Marechal Manuel Luis Osório, patrono da Arma. Confira agora, a transmissão completa da solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (em caso de problemas, acesse o endereço facebook.com/caderno7/videos):


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/05/2022 17h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.