Santa Casa de Caridade de São Gabriel chegou aos 167 anos nesta sexta-feira, 15 de abril (foto arquivo C7)

Nesta Sexta-feira Santa, 15 de abril, uma das instituições mais conceituadas em saúde na região e no Estado completou mais um aniversário na Terra dos Marechais. Fundada nove anos depois da emancipação político-administrativa de São Gabriel, a Irmandade da Santa Casa de Caridade chegou aos 167 anos de bons serviços prestados à comunidade gabrielense e regional.

Essa história começou em 15 de abril de 1855, quando a instituição surgiu por meio do encontro de ideais para que a comunidade tivesse um atendimento humanitário de saúde. Assim, Jonathas Abbott, Julião Antônio Garcia, Francisco Dias Ramos, Antônio Arranca Pedras e outros, se reuniram para criar a Santa Casa. Neste dia, foi lançada a pedra fundamental do prédio que viria a ser o hospital, em terreno de Francisco Rodrigues Dias Ramos. Seu primeiro Provedor foi Julião Antônio Garcia e assim, começava a história da "Santa Casa Feita de Amor", como denominou o historiador Osório Santana Figueiredo.

Seu maior passo foi dado em 2008, quando o novo Centro Clínico foi inaugurado, constituindo um novo PA 24 Horas, amplo e moderno. A Santa Casa tem como Provedor na atualidade, o contabilista Cilon Lopes de Siqueira, além de extensa equipe de colaboradores, entre o administrativo, médicos, enfermeiros, técnicos que apesar das dificuldades na saúde atual, fazem com que a instituição se sobressaia neste panorama.

Para isso, a Santa Casa conta com uma área física de 11.510 m², com 248 leitos, unidade cirúrgica, bloco cirúrgico, maternidade, pediatria, Centros de Tratamento Intensivo, Unidade Clínica COVID-19, Unidade Clínica, Unidade de Oncologia, Unidade de Diagnóstico por imagens, Centro de Nefrologia (hemodiálise), laboratório de análises clínicas e de patologia (terceirizados), ambulatório 24 horas e uma série de equipamentos modernos e também administra o Cemitério, situado na Zona Oeste da cidade. A Santa Casa ainda é dotada de dois geradores alternados, com a capacidade de gerar 600 Kw e um sistema de energia fotovoltaica com a capacidade de gerar 240 kwp de energia limpa e renovável. 

Atualmente, o hospital conta com 71 médicos em 30 especialidades, além de um quadro com 610 funcionários ativos. Além do Provedor, os Vices são Hélio Veiga Jobim e Edson Jobim, e as direções clínica e técnica estão a cargo dos médicos Ary Carnielletto Júnior e Paulo Henrique Almeida, respectivamente. Parabéns a nossa Santa Casa por fazer parte da história de nossa comunidade!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 16/04/2022 17h42
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.