Ponte sobre o Arroio Bossoroca novamente está interditada para veículos pesados, após as chuvas desta semana; apenas veículos leves podem transitar em meia-pista (foto divulgação/DNIT) |
Sem uma solução para seu conserto definitivo, a ponte do Arroio Bossoroca mais uma vez está bloqueada para o trânsito de veículos pesados - caminhões e ônibus - a partir desta sexta-feira (29). O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou que devido às cheias do arroio, o escoramento da ponte, que teve sua primeira interrupção em agosto de 2021, foi danificado e com isso, apenas veículos leves podem passar.
O DNIT informa que assim que o volume da água baixar, será possível concluir inspeção técnica para avaliação dos danos causados, definições do serviço que deve ser executado e tempo necessário para a manutenção. O tráfego de veículos leves permanece liberado, em pista única, sendo controlado por um semáforo.
Rota alternativa
Estão sinalizados com placas indicativas os principais acessos ao trecho bloqueado e antes dos entroncamentos das rotas alternativas (nos entroncamentos BR-158/BR-290/RS, em Rosário do Sul, BR-158/BR-293/RS, em Santana do Livramento/Dom Pedrito e BR-392/BR-290/RS, em São Sepé).
Até a conclusão dos trabalhos, o DNIT sugere como rota alternativa para quem se desloca no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa, a BR-392/RS e a BR-158/RS, passando por Santa Maria. Outra opção são as BR-153/RS, BR-293/RS e BR-158/RS, via municípios de Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito até o retorno à BR-290/RS. Caminhoneiros que se deslocam de Uruguaiana em direção ao Porto de Rio Grande devem seguir pelas BR-158/RS, BR-293/RS e BR-392/RS.
Para veículos leves, o fluxo permanece com bloqueio parcial, com trânsito em meia pista, orientado por um semáforo. O DNIT alerta que a sinalização dos bloqueios foi reforçada em todos os municípios da região e que não será permitido, em nenhuma hipótese, o tráfego de caminhões e ônibus na ponte sobre o Arroio Bossoroca.
* A pergunta que se faz é a seguinte: quando esta ponte terá seu reparo? Alô prefeitos e vereadores, se unam para pedir o reparo urgente da ponte; alô senhores deputados que só aparecem aqui para pedir votos em ano de eleição, pressionem o DNIT e o Governo Federal para que recupere esta ponte. É uma vergonha que uma região inteira e o Estado fiquem reféns da morosidade!
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 29/04/2022 15h58
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com