Ponte do passo do Pedroso, na RS-630, foi levada pelas enchentes e situação foi constatada na manhã deste sábado, 30 de abril, após nível das águas baixar (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
As cheias do Rio Vacacaí, em São Gabriel, causaram vários estragos e um deles foi visto neste sábado (30), na RS-630, após a baixa do nível das águas na região. A ponte de madeira existente no Passo do Pedroso, próximo ao antigo balenário de mesmo nome, a 8 quilômetros da zona urbana, foi levada pelas águas do rio. A Prefeitura já contatou o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) e solicitará ao Exército a colocação de uma ponte provisória.
Cavaletes isolando o local e a 300 metros de onde havia a ponte foram colocados para isolar área |
Correnteza ainda é forte e nível do Rio Vacacaí ainda é alto na manhã deste sábado |
Vários leitores informaram desde as primeiras horas da manhã de sábado que a ponte não estava mais no local, após a baixa do nível das águas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural colocou um bloqueio numa distância de 300 metros onde existia à ponte, após a entrada da propriedade dos Irmãos Fighera e em frente à antiga Charqueada. A partir do bloqueio, é possível ver até onde as águas do Rio Vacacaí atingiram, o que demonstra a extensão da enchente e como a ponte foi arrastada.
No local, ficaram somente os pilares de sustentação da ponte, que tinha recebido sua última reforma em 2019 por parte da Prefeitura.
Prefeitura comunicou ao DAER e solicitará instalação de ponte provisória ao Exército, até a construção de uma nova por parte do Estado |
Bloqueio está em frente aos Irmãos Fighera e a antiga Charqueada, para alerta aos usuários da estrada; não há previsão de normalização da situação |
PREFEITURA ACIONOU O DAER E PEDIRÁ PONTE PROVISÓRIA AO EXÉRCITO
A reportagem falou com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, que informou que a Prefeitura já acionou o DAER e deverá solicitar uma ponte provisória ao Exército Brasileiro. "O DAER foi comunicado, visto que a estrada é estadual e ficaram de enviar os técnicos até ali para vistoriar e providenciar uma nova ponte. E já solicitamos ao Exército a instalação de uma ponte provisória enquanto que o Governo do Estado, que será cobrado, construa uma nova ponte", afirmou.
A estrutura tinha cinco metros e fica na principal rota de escoamento da produção agrícola e também para o acesso de estudantes à escolas da região. Rotas alternativas podem ser conseguidas via Palma, Formosa e Passo do Ivo, o que aumentará o tempo de deslocamento para a zona urbana do município e vice-versa.
Confira vídeo feito no local, em virtude da ausência de sinal de internet na região:
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/04/2022 14h36
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com