Sorteio definiu grupos da Copa do Mundo 2022, que acontece entre novembro e dezembro no Qatar (foto FIFA/divulgação)

A FIFA realizou o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022, que acontece de 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano, no Catar, nesta sexta (1º), em Doha, capital catari. O Brasil pegou uma chave boa, inclusive repetindo dois adversários da última Copa: Suíça e Sérvia, e completando o grupo G, Camarões, que enfrentou em 2014. 

No Grupo G, o Brasil inicia a caminhada em busca do hexa contra a Sérvia, em 24 de novembro (quinta-feira). Na segunda rodada, o rival será a Suíça, no dia 28 (segunda). O time do técnico Tite encerra a fase de grupos diante de Camarões, em 2 de dezembro (sexta), ou seja, todos os jogos em dias úteis. 

Caso avance, o Brasil pegará seleções vindas do Grupo H, formado por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. O sorteio das chaves teve primeiro a indicação dos grupos que os cabeças-de-chave pegariam - o Catar, mais os sete primeiros do ranking da FIFA: Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal (que assumiu o lugar da Itália porque esta não se classificou para a Copa). O Brasil foi o sétimo a ser sorteado, se livrando de seleções fortes em um futuro cruzamento.

Adversários do Brasil em 2018 na Rússia, Suíça e Sérvia cairam novamente no grupo com a Seleção Brasileira. Completou o grupo Camarões, que enfrentou o Brasil em casa, em 2014. Pela primeira vez, o sorteio foi realizado sem a definição de todos os 32 classificados - devido à pandemia que atrasou as eliminatórias, as repescagens só ocorrerão em junho, entre País de Gales x e o vencedor de Ucrânia x Escócia (que irá para o Grupo B); Peru x Austrália ou Emirados Árabes (que cairá no Grupo D) e Costa Rica ou Nova Zelândia, que irá para o Grupo E. Estas duas últimas partidas ocorrerão em 13 e 14 de junho, no Catar, como teste para a Copa. 

A organização apresentou também a música tema, "Hayya Hayya" (Better Together ou Melhor Juntos, em português), interpretada pelos artistas Trinidad Cardona, Davido e Aisha, além do mascote, La'eeb, que em catari quer dizer "craque" e representa o lenço típico usado pelos habitantes do país, mas que já virou meme por parecer um fantasma e até mesmo comparado com o personagem Gasparzinho, visto que suas feições são similares. 

Confira como ficaram os grupos da Copa do Mundo, que pela primeira vez, ocorrerá fora de seu período usual devido ao calor no Catar:

GRUPO A
Catar
Equador
Senegal
Holanda

GRUPO B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
Ucrânia, Escócia ou País de Gales*

GRUPO C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia  

GRUPO D
França
Peru, Austrália ou Emirados Árabes**
Dinamarca
Tunísia  

GRUPO E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão

GRUPO F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia

GRUPO G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões

GRUPO H
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul

* País de Gales aguarda o vencedor de Ucrânia x Escócia
** Peru aguarda o vencedor de Emirados Árabes x Austrália

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/04/2022 16h25
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.