Formatura comemorou os 79 anos da "Caserna de Bravos" nesta sexta-feira, 1º de abril (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Em formatura que contou com a presença de autoridades nesta sexta-feira, 1º de abril, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate comemorou 79 anos de fundação. A unidade de engenharia, que está presente em São Gabriel desde 1968, realizou ainda homenagens com a entrega do diploma de Amigo do Batalhão, na solenidade realizada de forma simples.

Unidade de Engenharia homenageou colaboradores com o diploma de "Amigo do Batalhão"

Para militares, também foi entregue a medalha do 6º BE Cmb

O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, esteve presente, além do Secretário Municipal de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira, que é militar da reserva da unidade e também chegou a ser subcomandante da instituição. O comandante da unidade, Coronel Orlando de Oliveira Marin, entregou os diplomas de "Amigo do Batalhão" para os seguintes homenageados: Renato Machado, Eduardo Vielitz Machado, Carolina Rapetti Rodrigues, Maria Alice Rodrigues Nogueira, Jéssica Rodrigues Pujol Leite, Leonardo Soares da Silveira e Cleber Giliard da Silva Bairros. 

O comandante entregou também a medalha do Batalhão para os colegas de comando do 9º RCB, Ten. Cel. Adriano Possetti Souza Dias e da 13ª Cia Com Mec, Capitão Lucas Eduardo de Freitas Catirse. A formatura foi encerrada com o desfile da tropa em continência às autoridades militares e civis presentes. 

Presente à solenidade, prefeito Lucas Menezes parabenizou a unidade por sua história e colaboração para a trajetória do município

Coronel Marin lembrou da história do Batalhão e sua colaboração com a comunidade gabrielense

Saiba mais
O 6º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 5.367, em 1º de abril de 1943, sediado em Porto Alegre com a denominação de 3º Batalhão de Engenharia. Ele se instalou inicialmente em 8 de maio do mesmo ano, na cidade do Rio de Janeiro - que era o Distrito Federal na época - organizando assim seu pessoal, equipamento e material.

Depois de ser transferido para Porto Alegre no dia 25 de maio e de várias mudanças, em 30 de novembro de 1953, recebeu a denominação atual, e em 1958, foi transferido para Saicã (São Simão), e logo após, retornado a Porto Alegre em 1963, e a transferência definitiva para São Gabriel em 31 de outubro de 1968, no local do extinto 3º Regimento de Cavalaria Motorizado, com mais de 150 anos.

O quartel histórico também é conhecido em todo o país pela capelinha dos “Irmãos Fuzilados”, jovens militares que sofreram fuzilamento e no século 19 e a quem são atribuídas graças alcançadas por devotos de todo o Brasil.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/04/2022 17h10
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.