Comenda que destacará profissionais do Direito homenageará advogado e professor universitário falecido em 2018 (foto divulgação/Câmara de Vereadores)

A Câmara de Vereadores de São Gabriel aprovou na sessão de quinta-feira (14), o projeto de lei de autoria do vereador Moisés Marques (PL), que cria a a Comenda de Mérito Legislativo Doutor Ubiratara Vieira Azambuja, destinada a homenagear Advogados, Promotores e Magistrados pela atuação na advocacia e pela defesa dos direitos e garantias dos cidadãos no município de São Gabriel. A comenda leva o nome do advogado e professor da Urcamp falecido em 2018, aos 65 anos.

A Comenda será conferida para até 15 homenageados, indicados por cada um dos vereadores, anualmente, em Sessão Solene, a ser realizada, preferencialmente, no dia 11 de agosto - Dia do Advogado. Os homenageados poderão ser naturais de outros municípios desde que do Estado do Rio Grande do Sul.

“Essa comenda foi um meio que eu encontrei de imortalizar o nome do Doutor Ubiratara Azambuja, muito para o além do advogado que ele foi, mas do professor que ele foi. Aqueles que tiveram oportunidade de conhecê-lo, sabem que ele foi um professor que lutou pela humanização do Direito. Ele dizia que o que precisávamos aprender era a sermos humanos e a ter um olhar diferenciado, o que se torna de relevante importância quando, nos dias atuais, o labor técnico das questões caminha para uma lei fria. Porém a diferença é feita quando, além do labor técnico, nós possamos ter o olhar humano, porque são as leis que cuidam de uma sociedade”, declarou o vereador Moisés.

SAIBA MAIS
O advogado e professor universitário do curso de Direito do Campus São Gabriel da Urcamp, Ubiratara Vieira Azambuja, conhecido como "Professor Bira" ou "Categoria" pelos colegas e alunos, era um dos mais atuantes da instituição e tinha um histórico de mais de 30 anos de docência na área do Direito, formando dezenas de turmas de bacharéis. 

Foi Coordenador da Assistência Jurídica, Coordenador do Curso de Direito e atuante direto de defesa de direitos e garantias daqueles que mais necessitavam. Formado em Direito pela antiga FUNBA, em Bagé/RS, mudou-se para São Gabriel e aqui estabeleceu vida profissional, onde tinha implantado seu escritório e, posteriormente, dedicou-se a lecionar no Direito. 

Faleceu em 1º de outubro de 2018, aos 65 anos, deixou dois filhos e uma legião de amigos e admiradores, entre alunos e colegas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/04/2022 20h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.