XII Baile do Chopp - Santa Margarida do Sul - CLIQUE AQUI

Agora em São Gabriel, Monson! Acesse nosso site e confira as ofertas

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Vestibular Urcamp - mais de 20 cursos para seu conhecimento

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Verão Peruzzo - Baixe o app Compre Peruzzo e comece a fazer suas compras online!

Panvel Farmácias - Compre e receba em casa

Danilo Pires - Assistência Técnica em novo endereço!

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

IPTU 2023 - Prefeitura de São Gabriel

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Vestibular Urcamp - mais de 20 cursos para seu conhecimento

Verão Peruzzo - Baixe o app Compre Peruzzo e comece a fazer suas compras online!

Inscrições abertas para o Fundo Social 2023 Sicredi Essência

Drª Ana Paula Ross Cirurgiã-dentista - você pode confiar!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

Mototáxi Confiança - Já pediu sua tele hoje? Nos chama!

Susana Gomes Terapeuta Corporal e Massoterapia - em novo endereço

Use Odontologia São Gabriel - Saúde bucal para você e sua família

20 março 2022

Vila Nova do Sul comemora 30 anos neste domingo

Vila Nova do Sul completa 30 anos de emancipação neste domingo, 20 de março, com várias atividades após dois anos de restrições pandêmicas (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

Neste domingo, 20 de março, um dos municípios mais queridos da região Central do Estado completa três décadas de emancipação. Vila Nova do Sul chega a 30 anos com uma evolução acelerada e proporcionando um local bom de viver e com futuro. Desde o começo da semana, após dois anos de restrições severas devido à pandemia, atividades e eventos comemoram o aniversário do município.

Vila Nova do Sul, que tem cerca de 4,2 mil habitantes, teve sua origem fazendo parte de São Sepé e foi conhecido por muitos anos como São João Velho, sendo elevado à categoria de vila no município de São Sepé em 1916. 

Segundo o site da Prefeitura, o nome da cidade, deve-se ao fato de ser uma cidade panorâmica,   que se ergue majestosa, como uma princesa das planuras, altaneira, denominante e bela. Capital João Vicente da Silveira, figura expoente dos primórdios da Vila Nova, distinguindo-se pelo seu ardoso empenho na evolução do  primeiro núcleo populacional que surgira. Homem de bem, preocupou-se desde o início com a formulação social do vilarejo, tornando-se uma pessoa influente e bem vista, no desenvolvimento da nascente comunidade.

As tratativas para a emancipação de São Sepé começaram em 21 de abril de 1990 e em 15 de novembro de 1991, foi realizado o plebiscito que aprovou a emancipação, oficializada em 20 de março de 1992. A primeira eleição municipal aconteceu naquele ano, sendo eleito João Nolmir Seixas de Moraes, do PDS (hoje PP) e que seria prefeito mais uma vez de 2001 a 2004. 

Tem uma extensão de 523,935 km² e é composto pelos distritos de Laranjeiras, Cambaí, Potreiros, Passo do Rocha, Buriti, Passo do Leites, Três Passos e Rincão dos Azambuja, faz divisa com São Gabriel, Santa Maria, São Sepé e Santa Margarida do Sul. 

Os pontos turísticos são variados, como o Marco de Ferro, torre de ferro construída no distrito de Potreiros; o Cerro da Cadeia, a Cascata da Cova em Laranjeiras; a Casa de Pedra, na sede do município; a Capela de Nossa Senhora da Saúde, entre outros. É a terra da Reculuta da Arte Nativa, evento que foi retomado antes da pandemia e que possivelmente, pode ser retomado em 2022 pelo seu realizador, o CTG Sincero Lemes.

Tem como prefeito Sergio Coradini (PDT), eleito em 2020 e que tem como vice, Luciane Andreazza (UB). A Prefeitura vem desenvolvendo uma programação ao longo da semana, comemorativa as três décadas e que terá como principais atrações, uma solenidade às 15h30 na Praça Sinval Saldanha, o bolo de 30 metros e shows com Phillip Rodrigues e Indústria Musical, abertos à toda comunidade. Parabéns aos vilanovenses! 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 20/03/2022 12h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.