| Mais uma vez, 7 de fevereiro é lembrado como o dia do martírio de Sepé Tiaraju, herói gaúcho e brasileiro; sessão online do NEABI Unipampa lembrará a data (fotos Marcelo Ribeiro/site Caderno7) |
A morte de Sepé Tiaraju completa nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, 266 anos. Ocorrida em 1756, durante a Guerra Guaranítica, o martírio de Sepé será lembrado em um evento online realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do Campus São Gabriel, via Google Meet, a partir das 17 horas, visto que eventos presenciais ainda estão restritos pelo recrudescimento da pandemia.
| Sepé Tiaraju liderou resistência dos Sete Povos contra portugueses e espanhóis (foto divulgação) |
| Guerreiro indígena tombou na Sanga da Bica, após ser golpeado por lança por um soldado e morto com um disparo de arma de fogo pelo espanhol Joaquim Viana, onde hoje é São Gabriel |
Antes da pandemia, em 2020, uma comissão da Igreja Católica formada na Diocese de Bagé tratava da canonização de Sepé Tiaraju como santo e teve evento em São Gabriel em 7 de fevereiro daquele ano. As atividades aconteceram no Salão Paroquial, na Sanga da Bica e em Caiboaté, onde mais de 1500 índigenas foram massacrados por portugueses e espanhóis.
Nascido por volta de 1723 em São Luís Gonzaga, Sepé é reconhecido como herói guarani missioneiro rio-grandense e herói da pátria brasileira, por ter defendido a dignidade do povo brasileiro até a sua morte. Tiaraju foi um guerreiro indígena brasileiro, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" por lei.
Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri. Sepé é, historicamente, conhecido por ter resistido aos ataques militares espanhóis e portugueses do período colonial. Foi morto em 7 de fevereiro de 1756, nas proximidades da Sanga da Bica, onde seu cavalo teria pisado em um buraco e o derrubou; ao levantar, foi golpeado com uma lança por um soldado português e após, o espanhol Joaquim Viana deu-lhe um tiro mortal com uma pistola.
Em 2006, uma série de atividades lembrou os 250 anos da morte de Sepé na Sanga da Bica, com shows e palestras, além de um espetáculo cênico no local. O evento, que teve apoio do Governo Federal, marcou a entrada pela primeira vez do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) na cidade. No Parque Tradicionalista, movimentos sociais se hospedaram no local.
| Três dias depois, em 10 de fevereiro de 1756, mais de 1500 guaranis foram massacrados na batalha de Caiboaté; cruz assinala local do massacre, a quinze quilômetros da zona urbana |
No dia 21 de setembro de 2009, foi publicada a Lei Federal 12.032/09, que traz em seu artigo 1º o texto "Em comemoração aos 250 (duzentos e cinquenta) anos da morte de Sepé Tiaraju, será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, o nome de José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense." Como homenagem ao heroísmo e à coragem de Sepé Tiaraju, a rodovia RS-344 recebeu o seu nome.
Existe também no Rio Grande do Sul o município de São Sepé, nome que reflete a devoção popular pelo herói indígena. Sepé também é lembrado em monumentos em várias cidades das Missões e aqui na Sanga da Bica, inaugurada em 2015, quando mais de 200 indígenas compareceram às comemorações na época. Nas Missões, em Santo Ângelo e São Miguel das Missões por exemplo, sua memória é mais valorizada como referencial histórico e turístico.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do Campus São Gabriel realizará uma sessão solene online para lembrar os 266 anos da morte de Sepé Tiaraju e da Batalha do Caiboaté, ocorrida em 10 de fevereiro, onde mais de 1500 índigenas foram massacrados por portugueses e espanhóis. A sessão solene terá o nome de "Oxalá Sepé" e deverá ser realizada para convidados.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 07/02/2022 13h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com












0 comentários via Blogger