A criação do novo partido União Brasil, resultado da fusão entre o Democratas e o PSL, deverá gerar uma debandada da nova legenda em São Gabriel, mas por enquanto, terá representação no Legislativo gabrielense. A reportagem sondou e a maior parte dos filiados que antes pertenciam ao Democratas, não deverão ficar no novo partido e deverão acompanhar o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, ao PL.
| Ladislê afirmou que filiados não concordam com a fusão e deixarão o União Brasil. Destino pode ser o PL, para acompanhar Onyx Lorenzoni (foto arquivo pessoal) |
O site Caderno7 ouviu o presidente do Democratas, Ladislê Teixeira, o vereador do partido Raniere Moreira e o vice-prefeito Lucas Menezes, do PSL, a respeito de movimentações sobre a permanência ou não na nova legenda. Ladislê foi enfático ao dizer que não vai permanecer no novo partido e deverá, junto com mais filiados, sair da legenda. "Nós não iremos acatar essa fusão que termina com um partido tradicional como o Democratas e vamos sair, acompanhando o ministro Onyx e o deputado Eric Lins, que também discorda dessa decisão. Vamos perder o comando nacional, nosso tradicional número (25) e até deixar de apoiar o presidente da República com essa fusão que discordamos", afirmou.
Ladislê disse que este é o entendimento dos filiados para sair do Democratas, que virará União Brasil. "Só estamos aguardando o ministro Onyx e o deputado Eric assinarem ficha no PL para podermos fazer esta migração. Pode ter alguém que queira continuar, mas não iremos fazer parte da nova sigla", afirmou.
| Raniere Moreira disse que lamenta fim do Democratas, mas não cogita deixar o novo partido por enquanto (foto arquivo pessoal) |
O vereador Raniere Moreira, que representa o Democratas no Legislativo gabrielense, afirmou que não decidirá nada ainda sobre sair ou não do UB, mas lamenta o fim do Democratas. "Fico muito triste com o fim de um partido tão tradicional como o Democratas, que me acolheu e tenho um carinho muito grande. Fica o meu agradecimento ao diretório municipal e a todos os filiados que nos ajudaram e nos ensinaram a fazer política", afirmando que por enquanto, ficará no União Brasil.
Pelo lado do PSL, o vice-prefeito Lucas Menezes, principal liderança da legenda no município, estava em viagem à Porto Alegre mas afirmou que aguardará os desdobramentos e o posicionamento do novo partido, ainda dizendo à reportagem que na próxima semana, se manifestará a respeito.
O União Brasil resultou da fusão entre o PSL e o Democratas, e utilizará o número 44, que era do PRP. O Democratas foi o sucessor do Partido da Frente Liberal (PFL), fundado em 1985 e que mudou de nome em 2007. Em São Gabriel, teve como principal nome por muitos anos, o ex-prefeito Balbo Teixeira. Pelo lado do PSL, o partido ficou conhecido com a eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro, além de eleger muitos deputados e senadores pelo País.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/02/2022 16h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com












0 comentários via Blogger