Homenagem a Iemanjá não será realizada mais um ano devido à pandemia de covid-19, mas homenagens individuais estão autorizadas com todos os cuidados (foto Marcelo Ribeiro/site Caderno7)

A tradicional Homenagem a Iemanjá não será realizada pelo segundo ano seguido, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 na região e em respeito às exigências e protocolos sanitários estabelecidos pela Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) e para evitar mais proliferação de contágio pelo coronavírus. O evento sempre era realizado na noite de 1º de fevereiro pela União Umbandista, Espírita e Africana de São Gabriel (Uneafro) junto ao monumento no largo do Rio Vacacaí. As casas de umbanda poderão visitar o monumento respeitando os protocolos. 

A decisão foi comunicada pelo relações públicas da Uneafro e membro do Conselho Estadual dos Povos de Terreiro, o babalorixá Homero Costa, em reunião com o coordenador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Júlio César Brandão Rocha. 

A festividade é promovida anualmente no mês de fevereiro pela Uneafro, juntamente com terreiros e casas africanistas associadas, com o apoio logístico da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo. Em vista dos protocolos regionais da Fronteira Oeste, a festividade não será realizada, mas as terreiras poderão ir visitar separadamente o monumento à Iemanjá, no local historicamente conhecido como “Praia da Alegria”, nas margens do Rio Vacacaí, sempre em número inferior a 100 pessoas, e obedecendo as normas de distanciamento social. 

A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura  destaca que sempre dá apoio a todas as festividades religiosas pelo seu caráter cultural, independente da religião.  “O Poder Público é laico, e portanto deve servir indistintamente a todas as formas de crença, porque cada religião tem seu papel na formação cultural do povo gaúcho e da nossa gente gabrielense”, assinala o secretário Rogério Melo.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/01/2022 18h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.