O youtuber gabrielense Victor Matheus, conhecido por divulgar sobre a síndrome de Tourette, condição que gera tiques vocais e físicos involuntários, participou de um programa da televisão filipina que foi ao ar no começo de dezembro e que falou sobre o assunto. Matheus apareceu em dois trechos da reportagem do programa "Pinoy MD", do canal GMA, com imagens do seu canal no TikTok, onde muitos portadores da síndrome vem usando o app para divulgação da causa.
Ele aparece aos 4:30 e 5:00, onde vários tiktokers como ele tem seus canais no app. Victor conta que os produtores fizeram contato com ele via rede social para utilizar os vídeos que ilustram a reportagem, que falou sobre a vida de filipinos portadores da síndrome. A aparição, segundo ele, é importante para poder desmistificar preconceitos e dúvidas sobre a síndrome.
"Pra mim representa muito, minha meta é que a Sindrome de Tourette seja cada mais divulgada e normalizada entre as pessoas, porque muitos de nós que temos ela, sofrem preconceito e bullying por falta de conhecimento da população", afirmando que quer ajudar outras pessoas também.
O endereço dele no Instagram é @victormatheusyt e ele faz parte do podcast "Éusguricast" no Youtube. Vários portadores da síndrome usam as redes sociais para divulgação e esclarecimento, como é o caso da maranhense Joyce Luz, que tem cerca de 720 mil seguidores na rede social TikTok.
O que é a Síndrome de Tourette?
O transtorno se manifesta por tiques que podem ser motores ou verbais. Ele ocorre devido uma desregulação do circuito mesolímbico, região do cérebro que é responsável pelos pensamentos, emoções e movimentos. A síndrome também pode ter origem genética.
Geralmente, se inicia na infância e é menos comum na adolescência e vida adulta. Também é mais frequente em meninos do que em meninas. A pessoa que tem a síndrome pode realizar atos e falar coisas involuntárias.
O tratamento é feito com médicos especializados e consiste na remissão (atenuação) do transtorno, com melhor qualidade de vida e controle dos sintomas, quando mais cedo for descoberto.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 11/12/2021 18h01
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com