Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

18 novembro 2021

São Gabriel | Legislativo entrega Comenda Zélio Fernandino de Moraes

Comenda Zélio Fernandino de Moraes foi entregue a treze pessoas por seu papel na luta contra o racismo, igualidade racial e respeito à diversidade religiosa em São Gabriel, na noite de quarta, 17 de novembro

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro e será neste ano no sábado, a Câmara de Vereadores de São Gabriel realizou na noite de quarta-feira (17) a entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes, no Espaço Garden. Treze pessoas foram homenageadas por sua luta pela igualdade racial, ensino e defesa da cultura afro-brasileira no município e das religiões de matriz africana.

A Comenda recebeu um acréscimo em sua resolução neste ano, passando a homenagear também, além de personalidades que difundem as religiões de matriz africana, nomes que também divulgam e difundem a cultura afro-brasileira em São Gabriel, colaborando para a luta contra o racismo. A solenidade, presidida pelo vereador Antônio Bertazzo (Pepeca, PDT), ocorreu seguindo os protocolos de prevenção à covid-19.

Foram homenageadas as seguintes personalidades: Ana Maria Pinheiro Teixeira (professora, indicada por Elson Teixeira, do PL); Cândido Francisco Silva Campos (in memoriam, servidor público, indicado por Claudiomiro Borges, do PL, representado por sua filha Fabiana); Sara Cristina dos Santos Fagundes (servidora pública e ativista social do grupo "Mulheres Empoderadas", indicada por Renato Silveira, do PSDB); Carlos Alberto Xavier Garcia (professor, indicado por Sildo Cabreira, PDT); Carmem Jussara Brum Gomes (mãe de santo, indicada por Cacaio Lannes, do Patriota); Crislaine de Castro Couto (professora, conhecida como Kyka, indicada por Renato Gonçalves Filho, do PL); Domingos Manoel Rodrigues Lopes, padre Domingos (indicado por Antônio Bertazzo, do PDT); Jovani Cesar (músico e ativista cultural, indicado por Malu Bragança, do Patriota); Júlio César Schalmes Lopes (ativista social, indicado por Írio Rodrigues, PDT); Maria de Lourdes Moreira da Silva (mãe de santo, indicada por Moisés Marques, do PL); Marizete Costa e Silva Saldanha (líder da comunidade Quilombola da Caleira, indicada por Jana França); Olinto Lopes Vieira (pai de santo, indicado por Kiko Lopes, Patriota) e Rosa Jesus da Silva (ativista social conhecida como dona Rosinha e Baiana, indicada por Rodrigo Machado, do PSD).

Pelos vereadores, falaram Malu Bragança e Moisés Marques, que destacaram a importância de lembrar e valorizar a Consciência Negra, principalmente pela luta contra a exclusão social, racismo e o respeito à diversidade religiosa em São Gabriel e qualquer outro lugar. Pelos homenageados, falaram o professor Carlos Alberto Garcia, Olinto Vieira e o padre Domingos, agradecendo as homenagens. 

A Comenda foi criada em 2018 por resolução proposta pelo então vereador Felipe Abib (PT), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro para lembrar a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, que lutou contra a escravidão no Brasil e o nome da homenagem é referente ao médium brasileiro considerado o anunciador da Umbanda, nascido em 1891 e falecido em 1975. Confira as fotos do evento e a transmissão na íntegra realizada pelo site na noite de quinta-feira:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/11/2021 08h23 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.