Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro e será neste ano no sábado, a Câmara de Vereadores de São Gabriel realizou na noite de quarta-feira (17) a entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes, no Espaço Garden. Treze pessoas foram homenageadas por sua luta pela igualdade racial, ensino e defesa da cultura afro-brasileira no município e das religiões de matriz africana.
A Comenda recebeu um acréscimo em sua resolução neste ano, passando a homenagear também, além de personalidades que difundem as religiões de matriz africana, nomes que também divulgam e difundem a cultura afro-brasileira em São Gabriel, colaborando para a luta contra o racismo. A solenidade, presidida pelo vereador Antônio Bertazzo (Pepeca, PDT), ocorreu seguindo os protocolos de prevenção à covid-19.
Foram homenageadas as seguintes personalidades: Ana Maria Pinheiro Teixeira (professora, indicada por Elson Teixeira, do PL); Cândido Francisco Silva Campos (in memoriam, servidor público, indicado por Claudiomiro Borges, do PL, representado por sua filha Fabiana); Sara Cristina dos Santos Fagundes (servidora pública e ativista social do grupo "Mulheres Empoderadas", indicada por Renato Silveira, do PSDB); Carlos Alberto Xavier Garcia (professor, indicado por Sildo Cabreira, PDT); Carmem Jussara Brum Gomes (mãe de santo, indicada por Cacaio Lannes, do Patriota); Crislaine de Castro Couto (professora, conhecida como Kyka, indicada por Renato Gonçalves Filho, do PL); Domingos Manoel Rodrigues Lopes, padre Domingos (indicado por Antônio Bertazzo, do PDT); Jovani Cesar (músico e ativista cultural, indicado por Malu Bragança, do Patriota); Júlio César Schalmes Lopes (ativista social, indicado por Írio Rodrigues, PDT); Maria de Lourdes Moreira da Silva (mãe de santo, indicada por Moisés Marques, do PL); Marizete Costa e Silva Saldanha (líder da comunidade Quilombola da Caleira, indicada por Jana França); Olinto Lopes Vieira (pai de santo, indicado por Kiko Lopes, Patriota) e Rosa Jesus da Silva (ativista social conhecida como dona Rosinha e Baiana, indicada por Rodrigo Machado, do PSD).
Pelos vereadores, falaram Malu Bragança e Moisés Marques, que destacaram a importância de lembrar e valorizar a Consciência Negra, principalmente pela luta contra a exclusão social, racismo e o respeito à diversidade religiosa em São Gabriel e qualquer outro lugar. Pelos homenageados, falaram o professor Carlos Alberto Garcia, Olinto Vieira e o padre Domingos, agradecendo as homenagens.
A Comenda foi criada em 2018 por resolução proposta pelo então vereador Felipe Abib (PT), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro para lembrar a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, que lutou contra a escravidão no Brasil e o nome da homenagem é referente ao médium brasileiro considerado o anunciador da Umbanda, nascido em 1891 e falecido em 1975. Confira as fotos do evento e a transmissão na íntegra realizada pelo site na noite de quinta-feira:
Confira a transmissão realizada clicando aqui.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 18/11/2021 08h23
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com