Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

25 outubro 2021

Rádio São Gabriel comemora 72 anos nesta segunda-feira

Rádio São Gabriel completou 72 anos nesta segunda-feira, 25 de outubro

Nesta segunda-feira (25), a Rádio São Gabriel completa mais um aniversário, chegando aos 72 anos em plena atividade e levando informação e entretenimento aos gabrielenses e demais moradores de uma região bem extensa entre a Fronteira Oeste, Campanha e Centro do Estado. A emissora foi fundada em 25 de outubro de 1949, conhecida como ZYO-2, na frequência de 580 Klc (hoje Khz), e teve seus primeiros estúdios na Rua General Mallet com Mascarenhas de Moraes (próximo onde hoje é o Brasil Tênis Clube), com sua antena na Praça Camilo Mércio.

Tendo uma antena dipolo de meia onda com 250w, tinha uma ótima recepção na Fronteira Oeste, principalmente nos rádios valvulados da época. Em 1960, a primeira grande mudança: sua sede é transferida para o Edifício Centenário (atual Câmara de Vereadores), onde por muitos anos ali permaneceu. A rádio também recebeu uma nova aparelhagem, e as antenas foram transferidas para o Bairro Independência, onde estão até hoje, garantindo uma maior recepção do sinal da emissora.

Mais tarde, a rádio viria para a atual sede, na Avenida Mascarenhas de Moraes. Ela já fez parte de várias redes, como as Emissoras Reunidas, de Arnaldo Ballvé, Rádio Líder - onde por anos, irradiou programação 24h, com a Líder FM de São Paulo - e hoje, pertence a Rede Tchê de Comunicação.

Pela emissora, passaram nomes como Joel Lucas Moreira, Renato Batista, Ataíde Ferreira, Zenon Figueiró Martins, Carlos Alberto Moreira, Juscelino Medeiros, Luis Fares, Wilmar Castro, Abel Lopes, Érico Silva, Glauco Fernando Vezzani, Elta Obaldia, Evaristo de Oliveira, Dagoberto Focaccia, Antônio Paulo de Oliveira, Augusto Solano Lopes Costa, Milton Fernando Weinzmann, Jota Bina, Rafael Hotto, Catiana Martins, entre outros. 

O conhecido narrador da RBS TV, Celestino Valenzuela, falecido no ano passado, começou carreira jornalística na Rádio nos anos 50 após se lesionar jogando futebol; nunca mais voltou aos gramados e começou a atuar na "latinha" da São Gabriel, onde ficou cerca de quatro anos antes de se firmar na capital do Estado. 

A rádio, dirigida hoje por Amir Giovani Semhan, conta com uma equipe qualificada com profissionais como Josiel Bérgamo, Lucas Caon, Renato Freitas (Caco), Elson Teixeira, Joãomar da Silveira, Devanir Freitas entre outros. A abrangência da rádio chega à Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Formigueiro, Jaguari, Lavras do Sul, Mata, Restinga Seca, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santiago, São Sepé, São Vicente do Sul, Vila Nova do Sul, além da matriz, São Gabriel. 

Devido à pandemia, a emissora não pode realizar seu evento comemorativo, o "Canta Tchê", mas o mesmo deverá retornar em breve assim que a situação melhorar. E em breve, prepara a sua migração para o FM. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/10/2021 17h24
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.