25 outubro 2021

Por causa de fake news, Facebook retira live de Bolsonaro do ar

Durante live da última quinta-feira, Bolsonaro afirmou que vacinas contra covid-19 causariam desenvolvimento da Aids em quem tomou, o que é falso; Facebook retirou live do ar (foto reprodução)

A rede social Facebook retirou do ar a live realizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quinta-feira (21) em que ele associou vacinas contra a covid-19 ao desenvolvimento da Aids. É a primeira vez que a rede social retira do ar uma live do presidente, que também foi retirada do Instagram.

Durante a exibição do vídeo, Bolsonaro leu uma suposta notícia de que "vacinados contra Covid estariam desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida" (Aids). A comunidade médica e científica reagiu às alegações do presidente, desmentindo suas afirmações, classificadas de fake news.

"Outra coisa grave aqui, só vou dar a notícia, não vou comentar, já falei sobre isso no passado e apanhei muito. Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados, quem são os totalmente vacinados? Aqueles que depois da segunda dose, 15 dias depois após a primeira dose… estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência muito mais rápido que o previsto (...) Não vou ler aqui porque posso ter problemas com a minha 'live'”, disse o presidente sobre a suposta notícia.

A fake news citada por Bolsonaro foi publicada originalmente no site britânico beforeitsnews, uma agência de notícias baseada em desinformação. Políticos também criticaram a atitude de Bolsonaro e pediram mais uma responsabilização por difusão de notícia falsa. O Departamento de Saúde do Reino Unido afirmou que não é verdade a notícia e confirmou que esta fonte é conhecida por divulgar notícias falsas e teorias conspiratórias e negacionistas.

O presidente vem seguindo e repetindo o modo de agir do ex-presidente americano Donald Trump, que está suspenso das redes sociais por difusão de notícias falsas e incitação ao ódio. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/10/2021 08h26
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.