Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

30 outubro 2021

Cachoeira do Sul | Ponte do Fandango está interditada

Interdição total na Ponte do Fandango: técnicos do Dnit terão a palavra final sobre continuidade ou não do bloqueio (Foto: Milos Silveira/OC)

A Ponte do Fandango, principal ponto de acesso para quem chega ou sai de Cachoeira do Sul, está interditada totalmente em razão de uma rachadura que fez ceder a pista do sentido cidade – BR-290. O dano estrutural passou, na noite desta sexta-feira (29), por avaliação preliminar da equipe de engenharia da Prefeitura de Cachoeira do Sul, que decidiu junto com a Defesa Civil Municipal pela interdição total da travessia sobre o Rio Jacuí.

O trecho está totalmente bloqueado, com proibição inclusive para o trânsito de ciclistas e pedestres já a partir da BR-153 no Bairro Fátima, junto ao Posto TVT (antigo Loló). Cones e sinalizadores luminosos foram colocados no local para alertar os motoristas sobre a interdição. Neste sábado, equipes do DNIT realizaram vistoria e confirmaram a interdição da ponte. 

A reportagem do Portal OCorreio esteve no local, mas foi proibida por questões de segurança de acessar o leito da Ponte do Fandango para acompanhar mais de perto os trabalhos de vistoria. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edson das Neves Júnior, a vistoria coordenada pela engenheira civil Jéssica Oliveira da Silva constatou que a fissura é bastante aparente na parte de baixo da ponte.

ESTRUTURA METÁLICA EXPOSTA
Um dos vergalhões de aço forçou o concreto, que estourou, deixando exposta parte da estrutura metálica de sustentação da pista de rolamento. “A fissura aconteceu bem no meio da ponte”, relatou Júnior. Ele pondera que a interdição foi adotada como medida de segurança para preservação de vidas. “A gente sabe que uma interdição assim, de última hora, impacta em muita coisa, em muitas idas e vindas, em viagens e deslocamentos planejados, e há também um impacto econômico muito forte para o município em torno de uma decisão como essa. Mas a preservação de vidas está em primeiro lugar numa hora dessas”, analisou o coordenador da Defesa Civil Municipal.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local acompanhando de perto a situação da Ponte do Fandango. A equipe de policiais se deslocou até o trevo da BR-153 com a BR-290 para orientar os motoristas sobre a situação da Ponte do Fandango. A mesma medida foi adotada pela Defesa Civil para orientar quem trafega da RSC-287, no trecho de Novo Cabrais, em direção a Cachoeira do Sul. 

A Ponte do Fandango passou por uma reforma geral em 2018. A empreiteira que venceu a licitação para a execução da obra foi a Trena, de Minas Gerais. Os trabalhos se estenderam por 10 meses até a liberação total do trecho, que aconteceu em 7 de outubro do mesmo ano. A obra teve um custo de aproximadamente R$ 9 milhões.

PEDESTRES
A travessia de pedestres está em estudo. Para que isto aconteça, o Dnit deverá sinalizar o local e permitir a passagem por vez de no máximo cinco pessoas. A decisão deve ser tomada neste final de semana.

ATENÇÃO
O trecho que dá acesso à Ponte do Fandango está totalmente bloqueado, com proibição inclusive para o trânsito de ciclistas e pedestres já a partir da BR-153 no Bairro Fátima, junto ao Posto TVT (antigo Loló). Cones e sinalizadores luminosos foram colocados no local para alertar os motoristas sobre a interdição. A Defesa Civil mantém uma equipe no trevo da BR-290 com a BR-153 para orientar motoristas assim como no trevo da BR-153 com a RST 287 em Novo Cabrais.

IMPORTANTE
– A fissura na base da Ponte do Fandango, que provocou a interdição da travessia, não aconteceu na parte reformada em 2018. Na ocasião, foram investidos R$ 9 milhões na obra que recuperou a estrutura metálica. A rachadura aconteceu na base do acesso à ponte na saída da cidade.

– Retorno da balsa. Em 2018, quando da reforma da ponte, foi instalado um serviço de balsa no Rio Jacuí. Por enquanto, não existe definição sobre a implantação do transporte de balsa. Esta decisão é do Dnit.

ROTAS ALTERNATIVAS
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.

CRONOGRAMA
Em reunião realizada no final da manhã deste sábado (30) o Dnit com a Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil definiu:

1 – vistoria e início dos estudos da solução de projeto neste sábado (30/10)
2 – Previsão de liberação para pedestre 18h deste sábado
3 – previsão para veículos leves, sexta-feira (dia 5), às 18h pelo  sistema pare e siga
4 – previsão para mobilização para início das obras de saneamento do problema dia 16/11
5 – previsão para conclusão das atividades e fim do pare e siga dia 16/12 (irá ser feito estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa data a definir já que depende de equipamentos a serem locados)

Reportagem: Portal O Correio/Grupo APNI
Data: 30/10/2021 16h59
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.