Se a pandemia te atrapalhou, o REFIS te regulariza! Prefeitura de São Gabriel

Assine 200 mega por 99,00 e leve mais 30 mega por 1 pila! CLIQUE AQUI

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Clínica Imuniza - Muito mais do que vacinar, cuidar do seu bem estar - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

O Sicredi Essência faz mais por você!

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

15 setembro 2021

GiraSul: o novo palco para a música instrumental no Estado

(fotos: Thaís Quevedo e Fernando Baptista/Especial C7)

Evento ocorre em outubro, junto a Estância da Canção Gaúcha e Expofeira em São Gabriel, com shows de Edilberto Bérgamo, Marcello Caminha, Lúcio Yanel e Renato Borghetti

Nos dias 6 e 7 de outubro, em paralelo a Estância da Canção Gaúcha e Expofeira em São Gabriel, ocorrerá a primeira edição do GiraSul – Circuito de Música Instrumental – novo palco para a música instrumental no Estado. O evento terá shows de Edilberto Bérgamo, Marcello Caminha, Lúcio Yanel e Renato Borghetti, além de oficinas.

De acordo com o produtor cultural João Bosco Ayala Rodriguez, um dos idealizadores do projeto, “o GiraSul, além de ser um novo palco para a música instrumental no Estado, trazendo o melhor deste gênero para um festival consolidado como a Estância da Canção, também vem para oxigenar os festivais”.

Rossano Gonçalves, prefeito de São Gabriel fala da importância da programação que engloba os três eventos. "Para nós, a retomada gradual do setor de eventos com a Estância da Canção Gaúcha, a Exposição Feira Agropecuária e agora o Girasul Circuito de Música Instrumental, é sem dúvida uma excelente notícia para nossa comunidade. É a revitalização da renda para o hoteleiro, o músico, o produtor rural, renda circulando na comunidade e recuperando aos poucos os setores mais severamente castigados pela pandemia. São Gabriel apoia e investe nessa retomada".

Shows e oficinas
Uma das atrações do GiraSul é o acordeonista Edilberto Bérgamo, referência para os gaiteiros do Brasil. Natural de São Gabriel ele comenta sobre o projeto. “Todo evento que proporciona um palco para a música instrumental no Rio Grande do Sul vai ser sempre diferenciado. Eu fico extremamente feliz quando surge um festival ou um novo projeto voltado para a música instrumental. E quando eu soube que este espaço será na minha querida cidade, na minha terrinha como eu digo, a felicidade é do tamanho do mundo. São Gabriel entra em outro estágio cultural. Vai receber um grande evento de música instrumental que será um dos maiores do estado com renomados músicos em belos espetáculos que irão ficar na memória de todos os gabrielenses. Eu estarei participando do GiraSul com a meu acordeon em um show que estou preparando especialmente para São Gabriel”, conta ele.                    

O GiraSul apresenta mais três grandes shows:

- Marcello Caminha – Violonista pioneiro no ensino do violão gaúcho, Marcello Caminha tem premiações como instrumentista e compositor em vários festivais de música. Além disso foi vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2008 em 3 categorias com o CD Influências. Atualmente, dedica-se a shows e workshops e dirige a Academia do Violão Gaúcho, empresa especializada em cursos de violão online.

 - Lúcio Yanel - Violonista, intérprete, autor, compositor, ator e folclorista. Atuou ao lado de nomes do cenário musical argentino como Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antônio Tarragó Ros. No Estado gravou com Gilberto Monteiro, Jayme Caetano Braum, Joca Martins, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Luiz Carlos Borges, entre outros. É um dos violonistas inspiradores de uma geração de instrumentistas.  

- Renato Borghetti - Um dos grandes nomes da música instrumental no Brasil com carreira sólida na Europa, onde tem fã clubes formados após turnês e apresentações em festivais de jazz. Virtuose da gaita ponto, Renato Borghetti é um dos maiores instrumentistas da América Latina.   

Além dos shows, também está prevista na programação a oficina Violão Gaúcho com Marcello Caminha e uma peça teatral.          

O GiraSul teve seu lançamento em agosto junto com a 24ª Estância da Canção Gaúcha e a 86ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, na Casa Rural do Parque de Exposições Assis Brasil, em ato com a presença de autoridades e da imprensa respeitando todos os protocolos sanitários com a prévia da programação nos formatos híbrido e virtual.   

O projeto tem patrocínio da Urbano Alimentos, São Gabriel Saneamento, Florestal Barra e 3 Tentos, através da Lei de Incentivo à Cultura Federal via Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

Reportagem: Fernando Baptista – Jornalista MTB 11635 – Comunikare Hub de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.