26 junho 2021

Morre José Paulo Bisol

Político e desembargador aposentado que passou por várias funções na carreira política, Bisol morreu neste sábado aos 92 anos (foto reprodução/TV Senado)

Morreu neste sábado (26) o desembargador aposentado, jornalista, político e escritor José Paulo Bisol, aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, em decorrência de um infarto que acabou acarretando outros problemas graves de saúde. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. 

Formado em Direito pela PUC e Jornalismo pela UFRGS, Bisol teve uma vida política movimentada, passando pelo PMDB, sendo um dos fundadores do PSDB (mas não chegou a se filiar), PSB, onde passou grande parte da sua vida e no PT. 

Em 1982, foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PMDB. Em 1986, foi eleito senador pelo mesmo partido. Junto com Mário Covas, foi um dos fundadores do PSDB em 1988, ano que participou de forma atuante na Assembleia Constituinte. Em 1993, ajudou a criar a primeira CPI do Congresso Nacional, que investigou o escândalo dos "Anões do Orçamento".

Em 1989, mudou para o PSB e foi candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Em 1998, foi candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, sem êxito. Tal candidatura foi a última na carreira pública. 

Entre 1999 e 2002, foi secretário de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul durante o governo do petista Olívio Dutra, propondo a unificação das polícias civil e militar.

No ano de 2009, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/06/2021 14h52 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.