Premiado no final de 2020 com o Prêmio Açorianos de Literatura, que ocorreu de forma online devido à pandemia de covid-19, o escritor e jornalista gabrielense Rossyr Berny recebeu na última semana o troféu referente ao prêmio, oferecido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMC - Secretaria Municipal de Cultura, setor de Literatura e Humanidades, coordenado pelo professor Sergius Gonzaga.
A entrega presencial do troféu foi feita em sua residência, com todos os protocolos a serem seguidos. A honraria recebida pelo conjunto de sua obra, deve-se ao fato do escritor estar completando 45 Anos de Literatura, neste ano de 2021. Seu primeiro livro, de um conjunto de 22 publicações, foi "Homem-Autômato", em 1976.
Até o final deste ano a Editora Alcance, fundada em 1985 pelo próprio poeta e jornalista, realizará lançamentos de diversas reedições de seus títulos. Uma outra obra, uma Antologia Poética, também será publicada, com edições especiais em espanhol e inglês, com apresentações nos países do Mercosul, Espanha e Inglaterra, sempre com o apoio do Departamento de Cultura e Humanidades da PUCRS/Delfos, o qual recebeu o amplo acervo de Rossyr Berny, possibilitando pesquisas sobre sua vida e obra.
Inclui-se nas publicações do ano, além de livros inéditos do autor, as reedições de três livros de contos do escritor uruguaio, Carlos Higgie, traduzidos do espanhol por Rossyr, quando ainda cursava Jornalismo na PUCRS. Rossyr recebeu a homenagem no final do ano passado, de forma online que foi transmitida pelo site Caderno7. Ele vive atualmente em Porto Alegre, onde é o diretor de sua editora, Alcance, que tem sido um importante celeiro de poetas e autores locais.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 11/04/2021 18h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com