(foto ilustrativa) |
Rosário do Sul foi cenário de um caso lamentável na última semana envolvendo discriminação de gênero. No final da tarde de quinta-feira (8), um jovem transgênero de 21 anos, sua companheira de 15 e seu irmão de 13 anos, foram vítimas de agressão na Rua Coronel Sabino de Araújo. O fato ocorreu por volta das 18h, em uma oficina na referida rua, mas o que chamou atenção é que o jovem foi vítima das agressões por transfobia.
Segundo informações obtidas junto à Polícia, o caso ocorreu quando os três estavam colhendo nozes no solo e foram interpelados por um homem que seria proprietário de uma oficina mecânica existente no fundo do terreno - conforme informações colhidas, muitas pessoas na comunidade costumam passar ali e recolher estas nozes. Os jovens iriam embora, mas teriam sido impedidos pelo proprietário de sair e começaram a ser agredidos violentamente por ele. A motivação das agressões seria porque o jovem é transgênero.
Um áudio que circulou nos grupos de WhatsApp em Rosário atribuído supostamente ao cidadão constaria uma afirmação de que o jovem "apanhou por vestir-se como homem e iria apanhar como tal" porque estariam "roubando" e que as vítimas foram encerradas e agredidas. Na ocorrência, o homem alegou que eles estavam tentando furtar algo do local, o que foi negado pelas vítimas, que responsabilizaram o agressor.
Na sexta-feira (9), movimentos de diversidade de Rosário do Sul fizeram uma caminhada com protesto contra a violência sofrida pelo jovem, terminando em frente à oficina onde ocorreu o fato lamentável. As autoridades estão investigando o caso, que teve grande repercussão pela discriminação explícita sofrida pelas vítimas.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 12/04/2021 12h14
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com