Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

12 abril 2021

Opinião do leitor: Transfobia é crime, sim!

Advogada de Rosário do Sul, Lorrayne discorre sobre o tema que é crime (foto arquivo pessoal)

Lorrayne Alves
Advogada - OAB/RS 120.875

No último dia 8 (quinta-feira) ocorreu um fato em Rosário do Sul/RS que gerou grande repercussão nas redes sociais. No caso, um homem foi acusado de agredir um transexual e dois menores de idade que teriam adentrado em sua propriedade, havendo duas versões para o motivo da entrada no local. Ocorre que, após a repercussão do fato, em áudio que circula nas redes sociais é possível verificar que o autor diz as seguintes palavras: “não era uma menina, era uma machorrinha...vestida de homem, né...então tem que aguentar o tranco também né(...)”, vindo à tona o tema da transfobia. Mas afinal, o que é transfobia?

O dicionário Aurélio conceitua como “Ódio patológico direcionado aos transexuais, às pessoas que não se identificam com o seu gênero de nascimento, esse ódio pode ser manifestado pela violência física ou verbal contra essas pessoas.”. Da mesma forma define o STF no sentido de que são condutas que envolvem aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém.

Agora que sabemos o significado da palavra, pergunta-se: transfobia é crime? A resposta é SIM! 

Apesar de não existir uma lei específica que criminalize atos de transfobia, a Constituição Federal prevê em seu art. 5º, inciso XLI que "a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais". Por esse motivo, em 13 de junho de 2019, em julgamento à Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26,  e do Mandado de Injunção (MI) 4733,o Plenário do STF entendeu que houve omissão inconstitucional do Congresso Nacional por não regulamentar o assunto, concluindo pela tese do relator (Ministro Celso Melo) que prevê que até que o Congresso Nacional edite lei específica, as condutas relacionadas à transfobia serão enquadradas nos crimes previstos na Lei 7.716/89 (Lei do Crime Racial), porquanto a tese estabelece que o conceito de racismo ultrapassa aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos e alcança a negação da dignidade e da humanidade de grupos vulneráveis, que é o caso dos transexuais.

Portando a prática de transfobia pode ser enquadrada no art. 20 da referida Lei, que traz o seguinte texto: Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Sendo que na esfera criminal, a pena para quem pratica tais atos é de reclusão, podendo variar entre 1 a 3 anos além da aplicação de multa. Outrossim, caso a conduta se dê através dos meios de comunicação social, como por exemplo rádio, televisão, internet, entre outros, a pena será de dois a cinco anos e multa.

Por fim, é importante destacar que prática de transfobia também pode gerar direito à indenização na esfera cível, em decorrência do dano moral sofrido pela vítima.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.