08 março 2021

Prefeitos da região cobram investimentos em UTIs e o retorno da cogestão

Prefeitos da região se reuniram virtualmente neste domingo para formalizar reivindicações ao Governo do Estado na pandemia (foto divulgação Prefeitura SG)

Prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), junto com demais associações de prefeitos, formalizaram uma carta de reivindicações para o Governo do Estado. A decisão aconteceu na manhã deste domingo (7), em reunião virtual, reunindo lideranças dos Municípios da região. O Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, endossa a manifestação cobrando do Governador, investimentos em leitos de UTI e retorno da cogestão.

A Assembleia Legislativa do RS aprovou, no dia 23 de fevereiro, o Projeto de Lei número 11 que autoriza o governo do estado a usar recursos próprios para a compra de vacinas contra a Covid-19. No entanto,  a maioria dos Municípios é contrária a aquisição, entendendo que trata-se de uma obrigação da União e de que somente o governo federal possa, no momento, comprar e fazer uso através do plano de imunização nacional. O prefeito Rossano Gonçalves defende o uso destes recursos (estimados em R$ 1,5 bilhão) na implantação de novos leitos para pacientes em tratamento contra a Covid-19.

Além disso, o prefeito também defende o retorno do Sistema de Cogestão, entendendo que cada Prefeitura tem condições de implantar medidas sanitárias de acordo com a sua realidade. A proposta  também foi apresentada, ainda na manhã de hoje, em reunião com presidentes de seis associações de municípios. No encerramento da reunião virtual, o prefeito de São Gabriel enfatizou a sua posição. “Não sou a favor de fechar o comércio e penalizar, principalmente, os pequenos. Mas estamos engessados, sendo obrigados pelo governo do estado a multar e impedir que o cidadão possa trabalhar. Queremos mudar essa decisão. Queremos ter o direito de estabelecer medidas de acordo com a situação que enfrentamos na nossa comunidade; e sem imposições”, argumentou.

Um novo documento foi formalizado à tarde, com a assinatura dos prefeitos integrantes das seguintes entidades: Associação de Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), Associação de Municípios das Missões (AMM), Associação de Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), Associação de Municípios da Região Central (AMCENTRO) e Associação de Municípios da Fronteira Noroeste e Grande Santa Rosa (Amufron).

Participaram os prefeitos de Itaqui, Leonardo Benin; de São Borja, Eduardo Bonotto; de Santana do Livramento, Ana Tarouco; de Maçambará, Adriane Schramm; de Alegrete, Márcio Amaral; de Barra do Quaraí, Maher Jaber; de Itacurubi, Gelson Soares; de Manoel Viana,  Jorge Gustavo Costa Medeiros; de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira; de Santa Margarida do Sul, Olmiro Ricardo; e de São Gabriel, Rossano Gonçalves. As discussões foram coordenadas pelo presidente da Associação, prefeito de Uruguaiana, Ronnie Colpo Mello com a presença do advogado Vladimir Chieli,  da CDP Consultoria em Direito Público e do assessor técnico na área de saúde da Famurs, Paulo Azeredo.

Reportagem: Prefeitura de SG/divulgação
Data: 08/03/2021 09h23
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.