Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

24 março 2021

Calendário de vacinação que circula nas redes sociais é falso

(foto ilustrativa)

Circula no WhatsApp e demais redes sociais, um calendário de vacinação contra a covid-19, supostamente relativo à São Gabriel e região. No entanto, a informação é falsa. A Secretaria Municipal da Saúde de São Gabriel divulgou, nesta quarta-feira (24), um alerta sobre a fake news envolvendo a campanha de imunização contra a doença. A informação falsa inclusive, anda circulando em demais municípios e Estados no País.

A mensagem mostra uma lista com datas em que pessoas com mais de 18 anos seriam imunizadas no país. No entanto, não há previsão de quando os próximos grupos serão atendidos, pois a definição depende do envio de remessas de vacinas por parte do Ministério da Saúde. 

"Esta informação é falsa, o Ministério da Saúde não divulgou em momento algum um calendário com a previsão de doses de vacinas, pois elas são enviadas aos poucos e não sabemos quando as próximas virão, essa notícia é fake", afirmou a Secretária Katia Raposo. 

Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, os municípios são os responsáveis por determinar o próprio calendário de vacinação, isso acontece devido a falta de uma norma federal que possa definir um calendário de aspecto nacional.

O que já foi publicado pelo Ministério da Saúde foi o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 ainda em 2020, onde o plano apresentou três fases iniciais de imunização para grupos prioritários.

Logo, a prerrogativa deste calendário acaba sendo falsa pois o calendário divulgado também não considera os grupos prioritários que já foram estipulados pelo Plano nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Para finalizar, quando você receber qualquer tipo de informação como essa, vá atrás da fonte original para verificar se a mensagem é verdadeira ou falsa. Compartilhar uma mensagem como está pode trazer impactos muito prejudiciais a população.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/03/2021 09h30
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.