Prefeitura de São Gabriel - O resultado dos seus impostos está aqui

Vem aí a rede que mais cresce no Brasil, Mercadão dos Óculos - inaugura em 16 de dezembro

Anúncio Odonto Odonto Excellence - Sob nova direção, agora em São Gabriel! Agende sua consulta!Excellence São Gabriel 3

Ecoestudos Inteligência Ambiental - Buscando um mundo mais sustentável

Dental SG - A clínica odontológica da família gabrielense

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Bar da Sílvia - o novo point da city

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

Sicredi-Faz-Mais-setembro.gif

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

24 março 2021

Calendário de vacinação que circula nas redes sociais é falso

(foto ilustrativa)

Circula no WhatsApp e demais redes sociais, um calendário de vacinação contra a covid-19, supostamente relativo à São Gabriel e região. No entanto, a informação é falsa. A Secretaria Municipal da Saúde de São Gabriel divulgou, nesta quarta-feira (24), um alerta sobre a fake news envolvendo a campanha de imunização contra a doença. A informação falsa inclusive, anda circulando em demais municípios e Estados no País.

A mensagem mostra uma lista com datas em que pessoas com mais de 18 anos seriam imunizadas no país. No entanto, não há previsão de quando os próximos grupos serão atendidos, pois a definição depende do envio de remessas de vacinas por parte do Ministério da Saúde. 

"Esta informação é falsa, o Ministério da Saúde não divulgou em momento algum um calendário com a previsão de doses de vacinas, pois elas são enviadas aos poucos e não sabemos quando as próximas virão, essa notícia é fake", afirmou a Secretária Katia Raposo. 

Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, os municípios são os responsáveis por determinar o próprio calendário de vacinação, isso acontece devido a falta de uma norma federal que possa definir um calendário de aspecto nacional.

O que já foi publicado pelo Ministério da Saúde foi o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 ainda em 2020, onde o plano apresentou três fases iniciais de imunização para grupos prioritários.

Logo, a prerrogativa deste calendário acaba sendo falsa pois o calendário divulgado também não considera os grupos prioritários que já foram estipulados pelo Plano nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Para finalizar, quando você receber qualquer tipo de informação como essa, vá atrás da fonte original para verificar se a mensagem é verdadeira ou falsa. Compartilhar uma mensagem como está pode trazer impactos muito prejudiciais a população.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/03/2021 09h30
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.